Notícias

“ABC: Para Onde Vamos?” irá debater os caminhos do desenvolvimento sustentável da região

Encontro será no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC no próximo 17 de maio.

O futuro resiliente e sustentável do Grande ABC passa a fazer parte da agenda regional. O agravamento do cenário ambiental, causado pelas mudanças climáticas no Planeta, requer a atenção redobrada sobre os reflexos desta preocupante situação. Essa é a ideia do projeto ABC: Para Onde Vamos?, lançado em março desse ano na cidade de Santo André. A iniciativa que propõe a realização de espaços de escuta e articulação regional ao redor desta temática, está vinculada ao projeto internacional “Fortalecimento de Capacidades para a Resiliência Local”, liderado no Brasil pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que receberá o próximo encontro no dia 17 de maio, a partir de 8h30, o projeto debaterá sobre possíveis soluções, desafios e oportunidades para a resiliência local na região, focado nas questões relacionadas ao desenvolvimento econômico sustentável e a situação atual dos mananciais, como a da quase centenária Represa Billings; do manejo adequado dos resíduos sólidos, a mobilidade urbana, inovação produtiva e transição energética, através de exposições de especialistas nestes temas e o debate em grupos temáticos.

O Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo Silva, que acompanha o projeto desde o seu encontro de lançamento, entende que “a projeção dos caminhos e desafios regionais é fundamental neste momento em que a qualidade de vida, os empregos e as atividades econômicas sofrem profundas consequências negativas do aquecimento global e de um modelo de desenvolvimento que necessita se adaptar aos tempos atuais”.

O Coordenador do projeto na USCS, Professor Daniel Vaz, destaca a importância do diálogo entre as universidades, poder público, setores sociais e econômicos no rumo da construção de uma agenda comum de ações que tratem as questões climáticas em nível local, “com a seriedade e urgência que o assunto exige”.
A participação é gratuita e os presentes receberão certificados de presença no evento. As inscrições podem ser feitas através do formulário eletrônico: https://encurtador.com.br/GLQ69

Outras informações podem ser obtidas pelo Instagram @abcparaondevamos e pelo e-mail projetouscsnorec@online.uscs.edu.br.