Notícias

PMSCS e USCS realizam o evento Cidade 4.0

Entre os dias 28 e 31/3, aconteceu nas dependências da USCS, o evento Cidade 4.0. Nos quatro dias de evento, a universidade recebeu conferencistas de 5 países, apresentando experiências ibero-americanas inovadoras, relacionadas com as transformações no modo de vida decorrentes da chamada 4ª Revolução Industrial, um convite a pensar em como serão as cidades no futuro, a partir de iniciativas exitosas que já estão sendo desenvolvidas no Brasil e pelo mundo.
Segundo o Reitor da USCS, Prof. Marcos Bassi, “esse atual momento em que vivemos nos obriga a refletir sobre o futuro do trabalho, a mobilidade urbana, a segurança, o tráfego de dados das pessoas e instituições e as formas de diálogo e participação social. Passamos por uma redefinição do conceito de vida em uma sociedade interconectada”.

Confira as fotos do evento:

AGENDA DAS ATIVIDADES REALIZADAS
28 de março (terça)
Cerimônia de abertura
19h30 – A experiência de Santander (Espanha), a 1ª cidade inteligente da Europa: Jaime Gutiérrez Bayo – Universidad de Cantabria
29 de março (quarta)
14h – Encontro de Pesquisadores – CIDADE 4.0
19h30 – Cidades inteligentes e o desenvolvimento de soluções conjuntas. O caso das Sharing Cities: Rui Franco, Coordenador local do Programa (Lisboa, Londres e Milão/União Europeia)
30 de março (quinta)
14h – Seminário: Universidade, Cultura e Sociedade – Cidades criativas, territórios inteligentes.
19h30 – Experiências inovadoras de desenvolvimento tecnológico local: Alejandro Franco, Diretor Executivo da Ruta N (Medellin) e Leonardo Guimarães, Diretor Executivo do Porto Digital (Recife).
31 de março (sexta)
10h – O diálogo entre governo e sociedade local: Isaac Serrano, Laboratório para la ciudad (Cidade do México)
14h – Fórum de discussão: Caminhos para São Caetano do Sul – Cidade Inteligente

A promoção do evento é da Prefeitura de São Caetano do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SEDERT); a organização da Associação de Universidades da América Latina e Caribe para a Integração (AUALCPI) e da Opção Brasil; e recebem o apoio, entre outras instituições, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

Clique aqui para acessar a página do evento no facebook
Clique aqui para acessar o site do evento