Notícias

16º Congresso de Iniciação Científica acontece de 08 a 12 de novembro

Entre 08 e 12 de novembro de 2021 acontecem o XI Encontro de Iniciação Científica da UFABC, o XIV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e o 16º Congresso de Iniciação Científica da USCS.

O 16º Congresso de Iniciação Científica da USCS se realiza em parceria com a UFABC, por meio do  XI Encontro de Iniciação Científica. O tema deste ano é “A ciência e a construção de perspectivas alternativas para o futuro”,

O encontro será totalmente virtual, e contará com palestras, webinars e as apresentações orais em salas virtuais  síncronas, além dos vídeo pôsteres de trabalhos de estudantes de iniciação científica. Saiba mais: https://encontroic.eventos.ufabc.edu.br

O público já pode conferir os 648 trabalhos publicados em vídeo banners, organizados por eixo temático, no site do evento.

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 08 de novembro, às 14h, e contará com o reitor da UFABC, Dácio Matheus, e com o reitor da USCS, Leandro Campi Prearo

A programação completa do evento pode ser encontradas na página: encontroic.eventos.ufabc.edu.br

Cerimônia de Abertura

No dia 08/11, foi realizada a Cerimônia de Abertura do XI Encontro de Iniciação Científica. O evento aconteceu de forma on-line, pelo link: youtube.com/watch?v=YUf4u1S8FFw

O reitor da UFABC, Prof. Dr. Dácio Matheus, abriu a cerimônia, falando sobre a importância da Iniciação Científica e dos investimentos em pesquisa. “A Iniciação Científica, cada vez mais, tem se mostrado imprescindível para a academia brasileira e para o desenvolvimento do país. Nesse momento, garantimos a oportunidade de introdução à carreira científica de milhares de alunos, envolvido em nossas instituições. A Iniciação Científica é muito tradicional e valorosa ao longo de décadas, no sistema de pesquisa, contando com apoio das agências de fomento, que precisam de recomposição e valorização”.

O reitor da USCS, Prof. Dr. Leandro Prearo, reforçou a importância da pesquisa no Grande ABC: “é um imenso prazer estar aqui novamente, num evento consolidado no ABC. com a união de duas universidades da região. É muito importante o ABC produzir conhecimento, ainda mais nesse momento de negacionismo e desmonte da ciência em relação ao Governo Federal, um evento como esse se torna ainda mais importante para formarmos novos cientistas”.

A Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, ressaltou a importância da ciência e inovação. “Esse XI Encontro, cujo tema é
“A ciência e a construção de perspectivas alternativas para o futuro”, amplia a função da universidade, ancorada pea ciência, agregando o elemento inovação. O conhecimento vindo da IC promovem a complementariedade das instituições.
Une pesquisa, extensão e inovação, já que cada um dos trabalhos contempla o olhar teórico, a visão de mundo de cada um dos pesquisadores”.

A Profa. Dra. Sonia Maria Malmonge, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da UFABC, recordou os 15 anos da UFABC. “Esse evento é resultado de uma parceria de longa data, que vem sendo realizado em organização conjunta. Nesse ano, os organizadores escolheram um tema interessante, que traz reflexões sobre o papel da ciência em futuros possíveis. Teremos a participação de convidados que vão discutir diversos temas, como a carreira cientifica. O evento, neste ano, é ainda mais especial, pois faz parte das comemorações de 15 anos da UFABC”.

A coordenadora de Iniciação Científica da USCS, Profa. Dra. Priscila Perazzo, falou sobre as diversas atividades no decorrer do evento. “Há 11 anos realizamos conjuntamente esse encontro, e a cada ano o projeto se torna mais robusto em relação aos trabalhos apresentados. Somente neste ano, temos mais de 600 trabalhos inscritos. Apliamos as atividades para esses pesquisadores, como sessões com egressos, diálogos entre pesquisadores de diferentes níveis; ofertamos três oficinas, apra trabalhar questões em relação ao momento de trabalho que a pandemia nos colocou, salas virtuais, saguão virtual que simula espaço de encontro com congressistas, etc”.

A coordenadora de Iniciação Cientifica, Profa. Dra. Roseli Benassi, exaltou a grandiosidade do evento. “É com imensa alegria que damos boas-vindas ao público de Iniciação Científica. É o principal evento de IC da universidade, onde os alunos tem a oportunidade de apresentar a pesquisa que desenvolveram ao longo do ano. Muitos realizaram a pesquisa totalmente remota, sem conhecer os orientadores e o espaço da UFABC. Novamente o evento é totalmente on-line, agradecendo a organização de todos”.

Mesa “A diversidade na Universidade e a potência de outras epistemologias”

08/11 – 15h

Link para acesso: youtube.com/watch?v=YUf4u1S8FFw

Com a participação de:
Profª Drª Aléxia Bretas, UFABC;
Profª Drª Luciana Xavier de Oliveira, UFABC;
Profª Drª Suze de Oliveira Piza, UFABC;
Mediação de Profª Drª Priscila Ferreira Perazzo, USCS

Painel com Egressos: “Qual a importância da Iniciação Científica na minha trajetória?”

09/11 – 14h

Link para acesso: youtube.com/watch?v=vHsRQjra0XQ

Com participações de:
Beatriz Denise Silva Santos: Saúde, USCS;
Roger Borges: PPG, Nano;
Paula Venâncio: Comunicação, USCS;
Marcelo Bergamin Zani: Biossistemas, UFABC;
Mediação de: Fernanda Dias da Silva: UFABC.

Mesa “A ciência aberta: olhares para alternativas metodológicas”

10/11 – 14h

Link para acesso: youtube.com/watch?v=l0CKpXmQHSU

Com participações de:
Anne Clinio, Fiocruz;
Fátima de Lourdes Nunes Marques, IEA/USP;
Natália Pirani Ghilardi, UFABC
Mediação de: Carla Palmieri, UFABC