Notícias

Colégio USCS recebe ciclo de palestras sobre temas econômicos

No mês de novembro de 2021, foram realizadas duas palestras e um ciclo de quatro oficinas tratando de diversos temas econômicos para os alunos do Colégio Universitário USCS, ministradas pelo Prof. Dr. Volney Gouveia, gestor do curso de Ciências Econômicas da USCS.

A primeira palestra tratou do novo mercado de criptomoedas (bitcoin, ethereum, litecoin etc), seus impactos na economia real e os desafios impostos aos governos em garantir padrões de segurança aos agentes econômicos que investem nestes ativos. A segunda palestra trouxe uma discussão sobre as forma de lidar com as finanças pessoais.

Acima, foto da palestra sobre finanças pessoas, realizada no dia 23/11.

“Nesta oportunidade, foram discutidos alguns princípios que ajudam as pessoas a administrarem melhor o seu dinheiro de forma a fazê-lo render mais e permitir, assim, a realização de sonhos (compra da casa própria, financiar um intercâmbio cultural no exterior ou compra de qualquer bem de consumo durável)”, explica o professor Volney.

O ciclo de palestras permitiu maior interação entre os estudantes. Inicialmente foram realizadas “tempestades de ideias” sobre os principais temas econômicos do nosso dia a dia para, na sequência, realizar uma dinâmica de negociação direta entre investidores e poupadores.

Nesta oportunidade, foram formadas equipes (investidores e poupadores) que negociaram entre si aplicações financeiras, o que permitiu identificar – na prática – como funciona um mercado financeiro. Também foram tratadas as questões relativas à política econômica do governo. “Os participantes tiveram a oportunidade de entender taxa de juros, orçamento público, tributos, PIB, taxa de câmbio e inflação. Esses conceitos foram destrinchados e organizados para que todos percebessem suas inter-relações. O balanço geral foi muito positivo. Houve excelente interatividade dos participantes e o aprendizado efetivado. Os estudantes saíram melhores do que entraram!”, finaliza o gestor.