Visita à Bolsa de Valores dá início à “Financial Week”

A abertura da “Financial Week” (semana de debates sobre temas contemporâneos relacionados ao setor financeiro no Brasil) não poderia ser mais simbólica: nesta segunda-feira, dia 11, pela manhã, alunos e professores visitaram a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), um dos marcos do desenvolvimento do sistema financeiro no país.

Cerca de 25 alunos – a maioria da Escola de Negócios – puderam conhecer a história da Bolsa de Valores no Brasil e no Estado de São Paulo, originalmente bastante ligada à expansão do negócio cafeeiro, depois ao processo de industrialização e, nas últimas décadas, à “financeirização” da economia. Na ocasião, os alunos também participaram de uma palestra sobre como funciona o mercado de ações e o papel fundamental da Bolsa na alavancagem de recursos para o crescimento das empresas.

A Coordenação da visita coube aos professores Jefferson José da Conceição, Assessor da Pró-Reitoria de Graduação, e José Carlos Garé, Gestor da Escola de Negócios, com a colaboração da ex-aluna de Ciências Econômicas, Gisele Yamauchi.

Para o Prof. Jefferson, “a Financial Week não poderia ter início em lugar melhor. A Bolsa representa a força do papel das finanças em uma economia. É isto que nos motivou a organizar esta semana com palestras e cursos sobre temas atuais relacionados ao mercado financeiro. Além da Bolsa de Valores, assuntos como o das startups na área financeira, a moeda da internet (bitcoin), o Banco Digital, o investimento em tesouro direto etc….Tudo isto será abordado na ‘Financial Week’”, explica.

Já para o Prof. Garé, “a visita à Bolsa de Valores propicia uma visão mais objetiva do seu papel no contexto do Sistema Financeiro Nacional, como intermediadora de recursos, como forma de fornecer capital para que as empresas possam aumentar a produção, gerar empregos e contribuir para o crescimento econômico do país. Desmistifica e torna de fácil entendimento o que é, com funciona e para que serve a Bolsa de Valores”.

Na visita, os alunos tiveram a informação de que a instituição viabiliza cursos gratuitos e alguns pagos. Clique aqui para conhecer.

A “Financial Week” é o resultado de uma parceria entre a USCS, o Sindicato dos Bancários do ABC, o Corecon-ABC, a Ouvidoria do aluno e o DCE.

Acesse a programação completa do evento, clicando aqui.