VIII Seminário: Universidade, Cultura e Sociedade reforça a importância dos Direitos Humanos

No dia 31/10, aconteceu o VIII Seminário: Universidade, Cultura e Sociedade, nos campi Barcelona, São Paulo e Conceição da USCS, comemorando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

No campus Conceição, o tema da palestra foi “Educação em Direitos Humanos: novas perspectivas para formação de educadoras e educadores no âmbito da interculturalidade”, com a presença dos palestrantes Prof. Oswaldo de Oliveira Santos Junior, da UMESP e Prof. Samuel de Jesus Pereira, da NMK, com mediação da Profa. Dra. Elizabete Rendes.

“Um seminário como esse oportuniza discutirmos especialmente a perspectiva da construção histórica dos direitos humanos. Um assunto muito falado foi a cultura da paz, um processo que demanda atitude, nova cultura, transformação e compromisso com o outro, e a USCS está contribuindo com isso”, afirma a professora Elizabete.

As argumentações do professor Samuel eram pautadas na pluralidade e igualdade do sujeito. “Na sociedade como um todo, contamos com diversos sujeitos, que são plurais e não precisam esconder suas raízes, elas precisam ser vistas. Essas raízes, pautadas no respeito, na dignidade e na preocupação mútua, significam o cuidado recíproco uns com os outros. É necessário que os diferentes sujeitos se reconheçam, e que a igualdade de explicite nas diferenças”.

Ainda na palestra, o Prof. Oswaldo de Oliveira Santos Junior, da UMESP explicou que a educação em Direitos Humanos é feita para os valores. “Não há temas proibidos, porque ela é uma educação que parte de princípios, de determinados valores, que são humanos e humanistas. São valores que possibilitam o meu diálogo com o outro, que possibilitam enxergar a existência do outro, para perceber que eu não caminho sozinho nesse mundo”.

Confira abaixo algumas imagens dos três seminários que aconteceram nos campi Conceição, Barcelona e São Paulo:

Da esquerda para direita, a mediadora Profa. Dra. Elizabete Costa Renders (USCS), Prof. Oswaldo de Oliveira Santos Júnior (Universidade Metodista de São Paulo) e Samuel de Jesus Pereira (Núcleo Maximiliano Kolbe), na palestra “Educação em Direitos Humanos: novas perspectivas para formação de educadoras e educadores no âmbito da interculturalidade”, no campus Conceição.

No campus Barcelona, o tema do seminário foi “Deslocamentos humanos forçados: realidades e perspectivas do mundo para o Brasil”, com a Profa. Dra. Daniela Bucci e o Prof. Dr. José Blanes Sala. Foto: Renata D’Adamo.

“Cultura como direito ao cidadão: direitos humanos e políticas culturais no Brasil” foi o assunto discutido no campus São Paulo, com a presença de Sérgio Mamberti (ator), Guilherme Varella (Ex. Sec. Políticas Culturais), Daniel Pensaralli ( Secretário Geral UFABC) e mediação do Prof. Ms. Joaquim Celso Freire (USCS).