Notícias

V Simpósio de Farmácia reforça importância das PIC’s para o farmacêutico

O V Simpósio de Farmácia da USCS aconteceu entre os dias 8 e 11 de outubro, no auditório do campus Centro, cujo tema deste ano foi o Farmacêutico e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Além de ressaltar a importância das PIC’s, o objetivo do simpósio foi convidar palestrantes de renome do cenário farmacêutico, para que os estudantes possam ter contato com esses profissionais, além de tornar a USCS conhecida para esses profissionais de fora, recebendo bem os futuros egressos no mercado de trabalho.

A Profa. Dra. Cristina Vidal, gestora de curso de Farmácia da USCS, explica que o simpósio foi bem aceito pelos alunos. “Atingimos um público bastante diversificado, composto por alunos de toda a Escola de Saúde. Além disso, estamos recebendo a exposição itinerante do Acervo Histórico Farmacêutico, que tem como curador o Dr. Ricardo Lopes Villas Boas. São peças importadas da França que representam um pouco da História da profissão Farmacêutica, que é uma das mais antigas da humanidade”.

O tema do ano, as PIC’s, é importante porque houve o aumento da expectativa de vida, porém a vida urbana traz poucas possibilidades de relaxamento, trazendo prejuízos à saúde que não podem ser tratados pela medicina tradicional. Dessa forma, as PIC’s buscam trazer o equilíbrio para o organismo, por meio de tratamentos com tradição milenar, como as medicinas tradicionais chinesas, homeopatia, medicina antroposófica e recursos terapêuticos como a fitoterapia e as práticas corporais e meditativas.

Dra. Rosa Malena Doretto falou sobre “O Farmacêutico e as práticas integrativas e complementares em saúde”.

Dra. Ana Paula Macedo de Souza, Farmacêutica Especialista em Homeopatia, realizou o segundo dia de palestra, cujo tema foi “A atuação do Farmacêutico na Homeopatia”.

O assunto da palestra do Dr. Luis Carlos Marques – Farmacêutico especialista em Fitoterapia, mestre em Botânica e doutor em Ciências, foi “A Fitoterapia como alternativa complementar da terapêutica medicamentosa”.

O último dia foi marcado pelo VI Encontro de ex-alunos de Farmácia da USCS. Na foto, da esquerda para direita, Dra. Caroline Lucca, especialista em Farmácia Hospitalar Oncológica e a Profa. Dra. Cristina Vidal, gestora do curso de Farmácia.

Ainda na mesa-redonda sobre as áreas de atuação dos egressos do dia 11/10, Dr. Rafael Dall Aqua de Godoy, que atua com Assistência Farmacêutica no SUS e Dra. Milena Camacho Pestana Barul, especialista em Farmácia Veterinária.