USCS recebe professora da Universidad de Colima

A professora Karla Yolanda Covarrubias, docente da Universidad de Colima, do México, passará um ano realizando atividades de docência e pesquisa na USCS. É a primeira vez que um professor estrangeiro passará um período tão longo na Universidade.

“Minha primeira visita ao Brasil foi em 2015, um ano após o firmamento do convênio entre a USCS e a Universidad de Colima. Neste ano, renovamos por mais quatro anos o convênio entre as duas universidades”, explica a professora Karla.

A visita tem como objetivo realizar pesquisas com base na metodologia das histórias de vida e narrativas orais juntamente com a professora Priscila Perazzo, no PPGCOM da USCS, analisando, de forma comparativa, a memória coletiva dos processos migratórios de europeus para a região do ABC, no século XX, e a migração mexicana para os Estados Unidos, no mesmo período.

A pesquisa será realizada com base em acervos de história oral produzidos por ambas pesquisadoras em seus estudos anteriores. Sob a perspectiva da identidade, da apropriação de uma cultura distinta, etc. visa como resultado publicar um livro de uso público e acadêmico.

Durante sua permanência na USCS, a professora Karla desenvolverá várias outras atividades acadêmicas, como ministrar disciplinas na pós-graduação, coorientar dissertação de mestrado e organizar o terceiro simpósio internacional Comunicação e Cultura: a Memória e a História Oral em 2019, evento que vem sendo realizado em parceria entre USCS e Universidad de Colima desde a primeira edição

Para a professora Karla, a expectativa é que essa oportunidade de atuar como professora visitante possa abrir caminhos para os que querem estudar no México, e vice-versa, como é o caso do estudante da Universidad de Colima, Marco Antonio Alcaráz, que vai realizar neste semestre um intercâmbio de três matérias na USCS, no curso de Jornalismo.

Paralelamente ao seu trabalho, Karla pretende aprender novas culturas. “O Brasil é um país muito vibrante, com uma cultura muito rica. Também quero aproveitar a estadia para conhecer outro idioma, o português”, comenta.

Informações:

(11) 4228-5345 ou 4239-3233