Notícias

USCS recebe Esther Hamburger, Coordenadora de Comunicação da Fapesp

A Universidade organizou uma palestra para professores na tarde do dia 18/09 no Auditório do Campus Centro (São Caetano do Sul).
A USCS organizou em seu mini auditório, no campus Centro, uma palestra com Esther Império Hamburger, professora graduada em Ciências Sociais (1982) e mestre em Sociologia (1988) pela FFLCH da Universidade de São Paulo e é PhD em Antropologia (1999) pela Universidade de Chicago. Na Universidade do Texas fez pós-doutoramento (1999-2000).
Atualmente Coordenadora de Área – Ciências Humanas e Sociais, Esther Hamburger se reuniu com diversos professores da USCS para falar sobre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e os programas oferecidos. Houve durante o evento diversas perguntas e questionamentos ao longo de quase 2 horas de conversa. Esther divulgou dados, estatísticas e apresentou projetos e a metodologia de trabalho da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Logo no inicio ela elogiou a Universidade Municipal de São Caetano do Sul por estar enraizada na região e por ser multidisciplinar. Entre os dados divulgados da Fapesp, em destaque apareceu o 1% da renda tributária do Estado de São Paulo, o que podem com certa autonomia, financiar pesquisas ao longo dos anos. Mas alertou como os recursos foram cortados por conta da crise.
Em 2015, por exemplo, a Fapesp gastou um bilhão e duzentos milhões de reais, sendo 40% em bolsas. O restante foi subdividido em pesquisas e projetos temáticos entre outros meios. Atualmente, em meio à crise, recursos foram cortados e a renda diminuiu drasticamente. O próprio conselho busca diminuir para 33% os recursos em bolsas por conta disso.
Ela destacou a importância em projetos de pesquisas. “É fundamental as Universidades investirem em projetos de pesquisas fora do país. A Fapesp valoriza muito a internacionalização”, salienta Esther Hamburger.
A palestra de Esther Hamburger fez parte do Workshop de Produção de Pesquisa em Temas de Fronteira e Alto Impacto, promovido pelos três programas de pós-graduação da USCS para capacitar seus docentes.

Sobre a USCS
Fundada em 1968, como Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. Em 1970 ficou conhecida como Imes (Instituto Municipal de Ensino Superior), mudou o nome para Universidade Municipal de São Caetano do Sul em dezembro de 2007, mas efetivamente apenas a partir do dia 5 de junho de 2008.
Sobre a FAPESP
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) foi formalmente criada em 1960. É uma instituição pública de fomento à pesquisa acadêmica ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo.

* Com informações do Prof. Dr. Arquimedes Pessoni, docente do Programa de Mestrado Profissional em Comunicação da USCS.