Notícias

USCS recebe Diretor da UNESCO-IESALC e lança Centro Internacional de Cooperação Universitária

A USCS recebeu no dia 22/08, no auditório do Campus Barcelona, Pedro Henríquez Guajardo, Diretor da UNESCO-IESALC (Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe), órgão do Sistema das Nações Unidas fundado em 1998 e sediado em Caracas, Venezuela, responsável pela temática nessa região.

Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação com a USCS para a criação, em São Caetano do Sul, do 1º CRECES – Centro Regional para Cooperação em Educação Superior na América Latina e Caribe (o primeiro fora da sede principal, localizada em Bogotá, na Colômbia).

O plano utiliza como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda global liderada pela ONU, com 17 metas a serem atingidas até 2030 pelos países-membros, tratando de temas como a erradicação da pobreza, redução das desigualdades, saúde, educação, igualdade de gênero, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudanças climáticas, cidades sustentáveis, crescimento econômico inclusivo, industrialização, entre outros.

Para o reitor da USCS, Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi, o desafio é incorporar estes Objetivos em todas as atividades da Universidade.

Além de assinar o termo de parceria com a USCS, o convidado também ministrou conferência sobre o tema “Caminhos para a Universidade na América Latina”.


Pedro Henriquez Guajardo

Chileno, com uma extensa carreira de trabalho em órgãos de seu país e internacionais, em fevereiro de 2011 assumiu o atual posto que ocupa na UNESCO-IESALC. É especialista em relações econômicas internacionais, gestão pública e ciências políticas, com estudos desenvolvidos na Universidad de Chile, Princeton e Pittsburgh. Clique aqui e conheça o perfil acadêmico de Pedro.