USCS recebe a visita de alunos da UFABC para aula sobre Políticas Públicas

Criado recentemente, o Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da USCS já é alvo de interesse e atenção de diversas instituições.

Nesta segunda-feira, 14/05, a USCS recebeu a visita de cerca de 50 alunos da UFABC, acompanhados do professor responsável pela disciplina “Observatório de Políticas Públicas”, do Bacharelado em Políticas Públicas daquela instituição.

O grupo foi recepcionado pelos Coordenadores do Observatório da USCS, Professores Jefferson José da Conceição e Francisco Funcia. Ambos enfatizaram que um dos objetivos do Observatório, que é formado por professores e alunos da USCS, é o de “contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, em especial na Região do Grande ABC”.

Os professores destacaram também que a segunda Carta de Conjuntura, que será lançada pelo Observatório nesta quarta-feira, 16, reunirá 16 notas técnicas, sendo que foram 9 na primeira carta. E que a nova Carta tratará de temas diversos: financiamento das despesas municipais em saúde; inflação; valor adicionado na indústria; falências de empresas; mercado de capitais; formação de nível técnico e de nível superior; gestão de riscos; smart cities, startups, entre outros. Todas as notas dialogando com a realidade do Grande ABC.

Os professores realçaram que é importante que o crescimento do Observatório passe também pela participação de outras Escolas da USCS como elaboradoras de notas técnicas. Também destacaram que, nesta segunda Carta, haverá uma nota técnica de alunos da Medicina, que trataram do tema das doenças por esforços repetitivos entre os pescadores da Represa Billings.

Em sua palestra, o Professor Jefferson fez uma exposição sobre as experiências de políticas de desenvolvimento econômico na Região do Grande ABC nas últimas décadas. Por sua vez, o Professor Funcia tratou do ciclo orçamentário e das restrições financeiras estruturais dos municípios brasileiros.

Ao final, os dois professores chamaram a atenção para os aspectos positivos de eventos como este. Para o Professor Jefferson, “além da valorização do nosso Observatório, eventos como este demonstram que a USCS aposta nas parcerias regionais, inclusive com universidades coirmãs, e, com isto, continua a exercer um papel protagonista na ação regional, verificada ao longo dos seus 50 anos”.

Já para o Professor Funcia, “esse encontro expressa o caminho que está sendo trilhado pelo Observatório da USCS, espaço aberto para a reflexão compartilhada sobre os limites e potencialidades dos processos de formulação e implementação das políticas públicas na Região do Grande ABC Paulista”.