USCS realiza VII Colóquio Comunicação & Inovação

No dia 14 de abril, sábado, o Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGCOM-USCS) sediou o VII Colóquio Comunicação & Inovação. A temática deste ano foi “Ludicidade e comunicação: interface para inovação em pesquisa e intervenção na realidade”. Para discutir o tema, que reuniu profissionais do mercado e da academia, estiveram presentes Prof. Ms Valdir Cimino, fundador da Associação Vive e Deixe Viver; Guilherme Goulart, sênior producer da empresa de jogos CMON;  Profa. Dra. Maria Raquel Gomes Maia Pires, professora e pesquisadora da Universidade de Brasília e Dra. Ana Claudia Peres, jornalista da Revista Radis, da Fiocruz. Os debates foram mediados pela Profa Dra Rebeca Guedes, do PPGCOM-USCS.

O público pôde conhecer de perto a metodologia lúdica para a intervenção na realidade de crianças e adolescentes, apresentada pelo publicitário Valdir Cimino por meio das ações implantadas em diversos hospitais brasileiros onde a ONG Viva e Deixe Viver atua. Trazendo o olhar do mercado de jogos de tabuleiro, Guilherme Goulart apresentou o cenário da produção internacional desse segmento, desde a concepção do jogo até sua distribuição mercadológica. Com o olhar da academia, a Profa. Dra. Maria Raquel e Dra. Ana Claudia abordaram o lúdico na formação em saúde, gênero e cidadania: o jogo violetas- cinema e ação no enfrentamento da violência contra a mulher.

O evento, que durou a manhã toda do sábado, contou ainda com as perguntas da plateia no final do debate, podendo identificar como as ações do mercado e da academia se entrelaçam na interface da intervenção na realidade, principalmente tendo os jogos como ferramenta de comunicação.

O VII Colóquio é uma ação do Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) cujas pesquisas servem à gestão estratégica e processos de produção de organizações públicas e privadas, assim como à disseminação do senso de cidadania e responsabilidade social, destinados ao desenvolvimento das comunidades, tendo como preocupação as questões de inovação que impactam essas comunidades ou grupos sociais.

O processo seletivo para ingresso no mestrado para o segundo semestre de 2018 será aberto no dia 24/4. Informações completas podem ser obtidas no link: http://www.uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/ppgcom/mestrado-profissional-em-comunicacao/.

Texto: Arquimedes Pessoni MTb 18781
Imagens: Evandro Gabriel