USCS realiza seminários concomitantes na área da Educação

O IV Seminário de Educação Inclusiva (IncluiEduc) e o II Seminário de Políticas e Gestão Educacional aconteceram entre os dias 07 e 09 de novembro, no campus Conceição da USCS. Promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), os seminários têm como temática central discutir questões polêmicas relacionadas à manutenção das conquistas de direitos e da democracia no campo da Educação no atual cenário das políticas e práticas educacionais no Brasil.

Em sua quarta edição, o Seminário IncluiEduc de 2019 colocou em pauta a Educação como direito fundamental: a educação especial e as novas exigências na formação docente”. Já o II Seminário de Políticas e Gestão Educacional teve como foco as Políticas e gestão da educação básica: tensões, incertezas e proposições”.

“Cada vez mais temos participação, em nossos seminários, tanto da comunidade acadêmica de alunos que vêm apresentar seus projetos de pesquisa concluídos ou em andamento, como também dos profissionais, professores das redes municipais do ABC e São Paulo. Nessa quarta edição do IncluiEduc, também tivemos a participação de pesquisadores de outros estados, importante para ampliar a discussão com outras universidades”, afirma a professora Dra. Ana Sílvia Aparício, coordenadora do PPGE-USCS.

Para a professora Dra. Elizabete Renders, os seminários estão focados na Educação e Democracia. “Nós organizamos os dois seminários nessa edição juntos, por uma questão de consolidação da proposta da USCS em termos de educação e democracia. Falamos sobre o desafio da formação de professores na educação especial, já que trabalhamos com os professores da rede pública. Temos um marco legal muito importante, políticas claras, mas há muitas contradições quando isso vai para o cotidiano das escolas. Então, nosso objetivo é discutir essa questão para manter aberto o diálogo e termos, de fato, uma escola inclusiva”.

“O foco do I Seminário de Políticas e Gestão Educacional foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse ano, nós resolvemos ampliar o leque de discussão para englobar com o Seminário de Educação Inclusiva, para discutir sobre a educação da democracia no que tange à nossa linha de pesquisa no PPGE. Também argumentamos sobre as questões de política de formação dos professores, em um momento de transição das políticas educacionais, com a mudança de governo e de linha de política, isso tem alterado substancialmente. São tensões, conflitos e possibilidades que os gestores têm para enfrentar esse momento”, explica a professora Dra. Sanny Silva da Rosa.

Confira abaixo as fotos das atividades dos seminários:

Comunicações

Apresentação de Pôster

Conferência de Abertura: “Educação e Democracia: tensões e possibilidades no contexto atual”

Profa. Madalena Guasco Peixoto

Seminários Simultâneos

“Educação como direito fundamental: a educação especial e as novas exigências na formação docente”

Políticas e gestão da educação básica: tensões, incertezas e proposições