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USCS realiza as primeiras defesas do seu Mestrado em Educação

As primeiras defesas de mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) foram realizadas no dia 30 de novembro de 2017. Ao longo de aproximadamente 24 meses, as alunas Claudia Valeria Okayama Mazzoni e Claudia Zucatelli desenvolveram suas pesquisas no âmbito do Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional (http://www.uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/ppge/mestrado-profissional-em-educacao/), que envolve o desenvolvimento de produtos educacionais para intervenção prática.
Mazzoni apresentou a dissertação intitulada “Mídias Móveis e profissionalidade docente: uma perspectiva interativa na avaliação escolar”, que foi aprovada pela banca composta pelo orientador do trabalho, professor Dr. Alan César Belo Angeluci, pelo professor convidado do programa, professor Dr. Elias Estevão Goulart e pela convidada externa, professora Dra. Adriana Barroso de Azevedo, da Universidade Metodista de São Paulo. Em seu trabalho, Mazzoni investigou usos e apropriações do aplicativo “Formulários Google” em situações de avaliação de alunos no Ensino Fundamental a partir de tablets e smartphones. As análises resultaram em um produto educacional, em formato de vídeo-aulas, voltado a professores e instituições de Ensino Básico que desejam integrar o aplicativo da Google e os dispositivos móveis em suas práticas de avaliação. O produto, dividido em seis aulas, está disponível para acesso público no canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=qttDDuQIynQ.

Também aprovada, Claudia Zucatelli defendeu o trabalho “Sequências didáticas e curadoria de informações nas mídias digitais: uma proposta para formação docente”. Em seu estudo, Zucatelli pesquisou a contribuição do uso de mídias digitais no processo de curadoria de informações no ensino de produção de artigos de opinião para estudantes do Ensino Fundamental. O produto educacional decorrente dessa pesquisa foi um e-book direcionado a professores que ensinam escrita argumentativa e buscam novas estratégias de sequência didática e curadoria de informações em aplicativos disponíveis na Internet, como o Storify. O e-book pode ser acessado gratuitamente em http://curadoriaconteudos.blogspot.com.br/2017/10/visualize-aqui-o-e-book-curadoria-de.html. Participaram da banca o orientador do trabalho, professor Dr. Alan César Belo Angeluci, a professora Dra. Ana Sílvia Moço Aparício e o convidado externo da Universidade Metodista de São Paulo, o professor Dr. Marcelo Furlin.