II Simpósio Internacional Comunicação e Cultura aconteceu no México com participação da USCS

De 24 a 26/4, aconteceu o II Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação, na Universidad de Colima (México).
A atividade teve como foco três eixos centrais: Comunicação e Cultura; Memória e Comunicação e História Oral e Interdisciplinaridade.

O evento foi organizado pela Universidade de Colima, a USCS (com 20 trabalhos aprovados,  é a instituição brasileira com maior participação), a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), a Universidade Paulista (UNIP), a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, a Associação Mexicana de Historia Oral (AMHO), o Conselho Mexicano de Ciências Sociais Região Centro Ocidente (COMECSO-CO) e a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior Região Centro Ocidente (ANUIES-CO), com o propósito dialogar sobre os problemas e desafios no campo da memória e história oral. Pesquisadores de países como México, Brasil, Colômbia, Cuba e Estados Unidos participam do evento.

“Estou feliz por estar à frente e no meio dessa organização. Lembro de quando assisti ao primeiro encontro, realizado na USCS em 2015. Naquela oportunidade, aceitamos ser a sede para a produção dessa segunda edição. Hoje todos nós aqui presentes, apoiados pelo fabuloso comitê organizador, estamos cumprindo esta meta” declarou Karla Y. Covarrubias (UCOL), coordenadora geral do evento.

A professora Priscila Ferreira Perazzo (USCS), também coordenadora geral do Simpósio Internacional, afirma que a ampliação dessa rede de cooperação, com novas instituições mexicanas, consolida um processo efetivo de internacionalização acadêmica e o inclui na agenda de eventos científicos internacionais, com a liderança de Brasil e México na América Latina.

No dia (26/4), o reitor da USCS, Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi esteve presente nas atividades do II Simposio Internacional Comunicación y Cultura, na Universidad de Colima (México), com professores e estudantes da USCS.

Bassi que se reuniu com o reitor da Universidad de Colima, José Eduardo Hernández Nava, afirmou que se sente feliz com a realização do evento e destacou que o convênio com a Universidad de Colima se tornou o mais produtivo da instituição. “O que deu para vivenciar nesses dias, foi que de fato, esse é o convênio, no qual atingimos nossa plenitude. Temos diversos convênios assinados, mas esse além de ter estudantes intercambistas, como é o caso do João Paulo Soares, houve troca de publicações em periódicos, como ocorreu no lançamento da revista Culturas Brasileiras (ESCC), e a possibilidade da profa. Karla Y. Covarrubias ir ao Brasil. Esse é o modelo que a gente gostaria de ter mais”, destacou.

O II Simpósio Internacional contou com a participação de 170 pesquisadores, 3 conferencistas magistrais, 45 coordenadores de Grupos Temáticos e 5 conversatórios, além de uma feira de livros e eventos culturais.

Confira as fotos do II Simpósio

Eixos temáticos
a)Comunicação e cultura. A comunicação, em suas diversas formas de existência humana, midiática e tecnológica, tem um papel preponderante nas sociedades tradicionais, modernas e pós-modernas. Assim, a comunicação é transversal à cultura, dinamiza e impacta a vida em sociedade, de forma local, regional, nacional e global.

b)Memória e comunicação. A memória tem uma relação eminente com as culturas que a constroem, a sustentam ou a transformam, desde as narrativas orais e relatos múltiplos que provêm de sujeitos históricos únicos e irrepetíveis, protagonistas da microhistoria. A memória tem caráter comunicativo quando pensado em suas relações com a cultura.
c) História Oral e Interdisciplinaridade. Problemas teóricos, epistemológicos, metodológicos e técnicos da História Oral, assim como os desafios de sua encruzilhada interdisciplinar no século XXI.

I Simpósio aconteceu na USCS

A primeira edição do Simpósio Internacional Comunicação e Cultura foi realizada na USCS, em abril de 2015.
Clique aqui e confira como foi a edição passada.

Para saber mais sobre o evento, acesse: http://simposiocomunicaca.wixsite.com/problemasydesafios