Notícias

Alunos da USCS são homenageados no 13º Congresso de Iniciação Científica

O 13º Congresso de Iniciação Científica da USCS ocorre em parceria com o de 8º Encontro de Iniciação Científica da UFABC, que acontecem entre os dias 05 e 09 de novembro de 2018, na Universidade Federal do ABC (UFABC), com a presença de mais de 400 apresentações de trabalhos. Entre os trabalhos homenageados, dois deles eram da USCS.

“O período de pesquisa da Iniciação Científica é de um ano, então realizamos este encontro para concluir o trabalho de cada pesquisador. Os professores convidados avaliam estes trabalhos e os melhores são homenageados sempre no último dia do evento”, explica a Profa. Dra. Priscila Perazzo, coordenadora da Iniciação Científica na USCS.

Como parceira da USCS, a UFABC sedia e organiza o evento. “Temos a parceria com a USCS há 8 anos. Para nós, é um prazer, porque acaba ampliando mais, tanto para os estudantes, quanto para os docentes. Os trabalhos são divididos por eixos, de acordo com o projeto pedagógico da UFABC. A matriz é interdisciplinar e contempla seis eixos, que são Energia; Transformação; Comunicação; Informação; Simulação e Representação; Estrutura da Matéria, e muitos trabalhos da USCS se encaixam na área de Humanas”, argumenta Roseli Frederigi Benassi, coordenadora da Iniciação Científica na UFABC.

Entre os premiados, estão Matheus Teles Salafi, que ficou em primeiro lugar dos homenageados do eixo Transformação, com a pesquisa sobre “Avaliação das Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado Integral do Idoso na Atenção Básica”, orientado pela Profa. Dra. Elizabeth Gemignani. “O projeto de pesquisa surgiu em parceria com a secretaria municipal de São Caetano, com a necessidade de avaliar como estavam sendo desenvolvidas as práticas integrativas e complementares do município. Focamos nos idosos, porque a população idosa é prevalente no município”, argumenta a professora Elizabeth.

“Foi desafiador. No início do trabalho, a proposta era fazer nas 3 UBSs (Unidade Básica de Saúde) que temos no município, mas chegou em um ponto que o trabalho feito nas UBSs não seria tão direcionado, aí mudamos para os CISEs (Centro Integrado de Saúde e Educação) de São Caetano. Foi uma experiência muito legal, porque eu nunca tinha ido aos CISEs, e saber que lá tinha um serviço tão legal que o município oferece para a população idosa foi bem interessante”, explica Matheus.

Já Bianca Batista da Rocha, orientada pelo Prof. Dr. José Francisco Greco Martins, ganhou menção honrosa na área de Humanidades pela pesquisa sobre “Identidade e o Sentido do Trabalho em Comunidade Autossustentável”. “Eu não esperava a premiação. Pesquisei uma ecovila em uma comunidade do sul de Minas Gerais e fiz um contraponto com a nossa sociedade capitalista e o que pode haver de alternativa em relação às várias opressões que ocorrem devido ao modo de trabalho atual, envolvendo também questões ambientais. Com a iniciação científica, eu vi uma oportunidade de entrar no ramo da pesquisa, que gosto muito”, comenta Bianca.

“O trabalho da Bianca começou em um grupo chamado Núcleo de Estudos da Psicologia Social, que está dentro da Escola de Psicologia. Orientá-la foi muito gratificante. Ela tem uma qualidade acadêmica muito importante, porque escreve muito bem e consegue sistematizar a bibliografia, diferentes conceitos, teorias e autores”, relata o professor Greco.

“Para nós da USCS, essa é uma parceria importante. Nossos estudantes têm a experiência de participar de um grande congresso, expondo seus resultados de pesquisa em formato de banner e dividindo o espaço com as pesquisas da Universidade Federal. Inserimos nossos cursos em analogia aos eixos interdisciplinares da UFABC e uma diversidade de temas e propostas são expostas”, diz a Profa. Priscila Perazzo da USCS.

Veja algumas fotos das homenagens às pesquisas selecionadas e da apresentação dos trabalhos no Congresso:

Matheus Teles Salafi (na foto) ficou em primeiro lugar no eixo Transformação sobre “Avaliação das Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado Integral do Idoso na Atenção Básica”, sob orientação da Profa. Dra. Elizabeth Yu Me Yut Gemignani da USCS. Ao fundo, Roseli Frederigi Benassi, coordenadora de Iniciação Científica da UFABC.

Na foto, Bianca Batista da Rocha e o orientador Prof. Dr. José Francisco Greco Martins, da USCS, que receberam menção honrosa pelo trabalho sobre “Identidade e o Sentido do Trabalho em Comunidade Autossustentável”.

Giovanna Silva Magoga, aluna da UFABC, realizou a pesquisa sobre “Mapeamento de Potencial Energético a partir de Fonte Solar Fotovoltaica” e foi uma das premiadas do eixo Energia.

“Minha pesquisa teve como objetivo analisar os portais eletrônicos dos municípios do Grande ABC, verificando se funcionam e se estão adequados aos usuários” – Wesley Diego Pereira de Souza sob orientação do Prof. Dr. Jarbas Thaunahy Santos de Almeida.

 

“Neste trabalho, busquei entender como os professores enxergam a importância da monografia jurídica e como esta pode ajudar o aluno” – Katia Kozue Kamoto sob orientação do Prof. Dr. Antonio Carlos Gil.

 

“Sou paraense e pesquisei sobre biotecnologia na Amazônia, analisando formas alternativas de desenvolvimento sustentável pautados no fomento à pesquisa e inovação” – Giovana Matos da Costa sob orientação do Prof. Dr. Antonio Marcos Roseira, da UFABC.

 

“Sou aluna do Ensino Médio e realizei a Iniciação Científica Júnior sobre a experiência do aluno com a vídeo-aula e sua relação com os estilos de aprendizagem no ensino médio público, comparando com as aulas presenciais. É um tema tão importante que, de acordo com uma amostra de 211 alunos, 204 deles assistem vídeo-aula” – Bruna Torres Boldrini, bolsista PIBIC Jr/CNPq, sob orientação da Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro.

 

“Tive muita sorte ao encontrar minha orientadora, Profa. Dra. Daniela Jakubasco, pois me identifiquei muito com este projeto. Foi possível estudar um pouco sobre as narrativas ficcionais em contato com a sociedade, algo interessante de observar nas obras ficcionais. Com a iniciação científica, consegui desenvolver melhor minha maneira de encarar o mundo e fazer as próprias escolhas, com uma visão mais ampla sobre as minhas expectativas de vida, despertando minha vontade de fazer mestrado” – Joyce Moraes, sob orientação da Profa. Dra. Daniela Jakubaszko.

 

Programa de Iniciação Científica da USCS

Coordenação: Profa. Dra. Priscila Perazzo

Telefone: 4227-7853