USCS participa da Festa da Família Massei

No dia 2 de setembro, das 9h às 12h, aconteceu na EMEF Oswaldo Samuel Massei, a Festa da Família Massei. A atividade contou com profissionais e estudantes da USCS dos cursos de saúde participando com atendimento à comunidade.

Durante toda a manhã, foram realizados os seguintes atendimentos, divididos pelos respectivos cursos:
Enfermagem e Farmácia: aferição de pressão arterial; avaliação da glicemia capilar (taxa de açúcar no sangue); e avaliação do tipo sanguíneo, além de uma campanha de educação em saúde: prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e prevenção de doenças cardiovasculares.
Educação Física: avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC); campanha de educação em saúde: benefícios da prática regular de atividade física.
Nutrição: educação nutricional: comparação entre alimentos in natura e alimentos industrializados; campanha de educação em saúde: benefícios da alimentação saudável.
Fisioterapia: avaliação postural; Campanha de educação em saúde: educação postural.
Psicologia: aplicação do Teste de Inteligência Múltipla de Gardner, roda de conversa e jogos interativos com as crianças.

No pátio da Emef, o Laboratório de Educação Ambiental/IPH (Índice de Poluentes Hídricos da USCS) trouxe um túnel dos sentidos, no qual os participantes puderam vivenciar sensações, tanto de odores, quanto de texturas e sons da natureza, no intuito de conscientiza-los sobre a importancia da vegetação para os recursos hídricos. Além disso, trouxeram ao evento um laboratório itinerante, a maquete “Rio dos sonhos e rio das lamentações” e uma oficina do futuro.

Ainda no local, houve interações do grupo + que alegria, formados por alunos do curso de saúde (principalmente medicina), que levam descontração e atenção à comunidades e pacientes em hospitais da região.

Todas as atividades foram conduzidas por professores dos cursos da Escola de Saúde e executadas por alunos e estagiários.

Veja fotos do evento: