USCS oferece curso de extensão: Desigualdades sociais e desigualdades escolares

A USCS, por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Profissional), em parceria com o seu Observatório de Educação, oferece 30 vagas gratuitas para o curso e extensão Desigualdades sociais e desigualdades escolares: o que a escola tem ver com isso?. O curso tem duração de 4 horas e os participantes receberão certificado. O curso será ministrado no dia 21 de novembro de 2019, das 14h às 18h, no Campus Conceição da USCS (Rua Conceição, 321 – Bairro Santo Antônio – São Caetano do Sul). O público alvo esperado é de gestores escolares da educação básica (diretores, assistentes, vices, coordenadores pedagógicos, assistentes pedagógicos, orientadores educacionais, entre outros profissionais).
O curso será ministrado pela profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders e pelo prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia, ambos possuem doutorado e pós-doutorado em Educação e são professores do programa de pós-graduação da USCS. Os docentes coordenam projetos apoiados pela Fapesp.
Numa visão panorâmica da história humana, são perceptíveis os modos de produção da desigualdade social. Uma das desigualdades mais conhecidas está atrelada à origem social das famílias, sendo que há teses muito bem desenvolvidas pela sociologia da educação sobre este tema. Todavia, diferentes marcadores da desigualdade estão presentes no contexto educacional e escolar e nos desafiam à solução deste problema.
Este curso prevê uma imersão na questão das desigualdades e suas implicações socioeducacionais. Por um lado, do ponto de vista da origem social, serão analisadas suas relações com a educação e com as aquisições de conhecimentos dos alunos (aprendizagem e resultados). Por outro lado, será discutida a marcação social das diferenças e problematizada a desigualdade produzida neste processo.

Informações e Inscrições pelo telefone: 4227-7871, das 9h às 16h.