USCS marca presença no IV Congresso Internacional de Culturas, Memória e Sensibilidade

Com colaboração de Marco Antonio Covarrubias Alcaraz

Como parte do IV Congresso Internacional das Culturas, Memória e Sensibilidade: cenários da experiência cultural contemporânea, realizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, de 21 a 23 Novembro 2018 em Cachoeira, BA, as professoras Dra. Priscila F. Perazzo, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brasil e Dra. Karla Y. Covarrubias Cuéllar, da Universidade de Colima, México e visitante HyperLab / PPGCOM / USCS, fizeram uma apresentação bem sucedida sobre a sua obra intitulada História Oral como metodologia reflexiva para estudar a memória coletiva de migrantes, resgatando a análise social proposta que compara dois processos de migração transnacional, experiências de vida dos migrantes europeus de língua alemã para a região do ABC, São Paulo, Brasil (1930-1960) e as experiências de vida de imigrantes mexicanos do estado de Colima para Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, dentro das décadas de (1940 a 1960).

Dentro do IV Congresso, Marco Antonio Covarrubias Alcaraz, estudante da Facultad de Letras y Comunicación da Universidade de Colima, que está em mobilidade acadêmica na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brasil (USCS), juntamente com a Profa. Dra. Karla Y . Covarrubias Cuéllar, apresentou o documento intitulado La ciudad como patrimonio cultural. Construcción de una cartografía cultural de las ciudades de Colima y Villa de Álvarez, México. Neste artigo expuseram a experiência metodológica desenvolvida no projeto referenciado no âmbito do tema Pesquisa em Comunicação na América Latina, como uma estratégia de ensino para aproximar os alunos da pesquisa social etnográfica. O congresso continuou com várias atividades culturais e acadêmicas, como mesas redondas e grupos de trabalhos sobre memória em contextos culturais da comunicação e outras ciências sociais.

Para acessar o site, clique aqui.

Texto em espanhol:

PROFESORAS Y ALUMNO DE LA USCS REALIZAR PONENCIA EN EL IV CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE CULTURAS, MEMÓRIA E SENSIBILIDADE EN CACHOEIRA, BAHIA, BRASIL.

Como parte del IV Congresso Internacional sobre Culturas, Memória e Sensibilidade: Cenários da experiência cultural contemporânea, realizado en la Universidade Federal do reconcavo da Bahía, del 21 al 23 de novembro de 2018 en Cachoeira, BA, las profesoras Dra. Priscila F. Perazzo de la Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brasil y la Dra. Karla Y. Covarrubias Cuéllar de la Universidad de Colima, México y visitante HyperLab/ PPGCOM/ USCS, realizaron una exitosa ponencia acerca de su trabajo titulado La Historia Oral como metodologia reflexiva para estudiar la memoria colectiva de migrantes, rescatando la  propuesta de análisis social que compara dos procesos migratorios trasnacionales, experiencias de vida de migrantes europeos de lengua alemana a la región del ABC, São Paulo, Brasil, ( 1930 a 1960) y las experiencias de vida de migrantes mexicanos del estado de Colima a Los Ángeles, California, Estados Unidos dentro de las décadas de (1940 a 1960).

Dentro del IV congreso Marco Antonio Covarrubias Alcaraz, estudiante de la Facultad de Letras y Comunicación de la Universidad de Colima, quien realiza movilidad académica en la Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brasil (USCS),  junto con la profesora Dra. Karla Y. Covarrubias Cuéllar, presentaron la ponencia titulada La ciudad como patrimonio cultural, Construcción de una cartografía cultural de las ciudades de Colima y Villa de Álvarez, México, por estudiantes universitarios desde la perspectiva de la Investigación de la comunicación. En dicha ponencia expusieron la experiencia metodológica desarrollada en el proyecto referido en el marco de la materia Investigación de la Comunicación en América Latina, como estrategia docente para acercar a los estudiante a la investigación social etnográfica.

El congreso continuo con diversas actividades culturales y académicas como mesas redondas y grupos de trabajos sobre la memoria en contextos culturales desde la comunicación y otras ciencias sociales.

Página del sitio, haga clic aquí.

Marco Antonio Covarrubias Alcaraz e Profa. Dra. Karla Y . Covarrubias Cuéllar (Universidade de Colima/USCS)

Profa. Dra. Priscila Perazzo (USCS)

Apresentação e cidade de Cachoeira, que é tombada pelo patrimônio histórico.

Cachoeira fica à beira do Rio Paraguassu, na região do Recôncavo Baiano.