Notícias

USCS lança festival de vídeo para estimular produção audiovisual no ABC

“O que você faria para construir um ABC melhor?” é o tema do 1º VID FEST que pretende estimular a criatividade e a reflexão do aluno de Ensino Médio

A USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul- promove, pela primeira vez, um festival de vídeos amadores voltado para alunos do Ensino Médio. O VID FEST tem como objetivo estimular os jovens a refletirem sobre a região em que moram, por meio de uma pergunta: “O que você faria para construir um ABC melhor?”.

Segundo a professora do curso de Publicidade e Propaganda da Escola da Indústria Criativa, Danuza Polistchuk, o evento é também uma oportunidade de incentivar a produção audiovisual em uma faixa etária criativa e ávida por falar e ocupar espaços: “O VID FEST foi criado para desenvolver o pensamento crítico do jovem sobre a região em que ele está inserido, dar voz para e aproximar este jovem da vida acadêmica universitária”, explica a idealizadora do festival.

O vídeo deve ter no máximo 2 minutos, podendo ser ficcional ou baseado em fatos reais. O link do regulamento do VID FEST está no mesmo site das inscrições (uscs.edu. br/vidfest) que já estão abertas e se encerram no dia 09 de
novembro.

O resultado será divulgado dia 30 de novembro em um evento na USCS Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – São Caetano do Sul). O VID FEST terá como premiação, para os três primeiros colocados, bolsas de estudo de até 50% no primeiro semestre para qualquer curso da Escola da Indústria Criativa escolhido.

A USCS no ABC

Desde sua fundação – então na condição de instituto isolado – a USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul já estabelecia como um de seus compromissos o de não restringir sua atuação ao interior do campus universitário. Na visão da instituição, sempre foi fundamental interagir com a comunidade e estender também a ela os benefícios gerados pela academia.

Nesse contexto, pode-se afirmar que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão já era perseguida pela USCS antes mesmo de tornar-se uma exigência legal, o que ocorre quando de sua ascensão à condição de Universidade.

Tome-se, por exemplo, a atuação no campo da extensão. A promoção de atividades culturais abertas à comunidade sempre esteve ligada à trajetória da USCS. Atualmente, Teatro, Música, Literatura e outras formas de expressões artísticas encontram respaldo em um programa de extensão especialmente desenvolvido para atender suas especificidades: o Cultura e Universidade.

Destaque também para os serviços oferecidos pelos cursos em suas mais diversas formas de atuação. O trabalho das Clínicas e Laboratórios da área de Saúde, a Assistência Jurídica realizada por professores e estudantes de Direito, os projetos desenvolvidos pelos estudantes inscritos no Programa de Apoio a Entidades Sociais (projeto que, em 2007, recebeu o Prêmio Cidadania sem Fronteira), entre outros, trazem em seu gene a diretriz de aperfeiçoar a formação dos estudantes, oferecendo também à comunidade a possibilidade de engrandecimento.

Serviço
VID FEST: De 09/10 a 09/11 em São Caetano do Sul
Inscrições: uscs.edu.br/vidfest
Premiação: 30 de novembro
Local: USCS Campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400 – São Caetano do Sul)