Notícias

USCS e Terra 2 nos holofotes de Brasília

Colaboração de Claudio Ganança

A empresa Terra 2, conhecida no mundo de tecnologia como referência em Internet das Coisas, criou uma oportunidade fantástica para a USCS mostrar que está no topo da atualidade quanto à tecnologia. A escola de Computação da USCS foi indicada pelo sr. Robson Arantes, coordenador do Fórum Brasileiro de IoT, também da ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), integrante da Câmara de IoT do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo MCTIC, apresentando a ferramenta Painel Academy como porta de entrada gratuita para o mundo da programação a alunos de todas as idades.

Alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental II, da escola Municipal Oscar Niemyer, foram convidados a estudar o Painel Academy e produzirem um trabalho de escola, em forma de apresentação “automatizada”, sobre a qualidade de vida em São Caetano do Sul. Em uma semana aprenderam o suficiente de programação da linguagem orientada a Direct X, que comanda as placas de vídeo dos computadores, para produzirem um trabalho completo, com música, imagens e textos falados por voz robótica.

O professor Claudio Ganança mostra o kit tecnológico para os alunos aprenderem e desenvolverem protótipos de automação e internet das coisas.

A Profa. Dra. Veruska Ribeiro Machado, do IFB (Instituto Federal de Brasília), expositora do MEC, Cel. Av. Prof. Dr. Lester de Abreu Faria, do IEAv (Instituto de Estudos Avançados da Força Aérea), o sr. Márcio Tancredi, diretor-executivo de Gestão do Senado Federal, a sra. Juliana Proite, da UNESCO, sr. Dagoberto Coelho, do Ministério da Integração Nacional, visitantes do Exército Brasileiro, Força Aérea, Marinha, CAPES, dezenas de escolas de ensino médio e alunos das Universidades de Goiás e Distrito Federal, reconheceram a aplicabilidade do projeto, bem como admiraram as tecnologias de Internet das Coisas, conectáveis às apresentações de conteúdo que podem ser produzidas com o Painel Academy.

O Município de São Caetano do Sul também foi mostrado e destacado durante a feira, como modelo de cidade e de gestão pública através da apresentação dos alunos do ensino fundamental da escola Municipal Oscar Niemyer: Heloísa Magalhães Belmiro, Thayssa Rodrigues da Costa e Ísis Sanches dos Santos – as três do 9º ano, além de Gabriel Bello e João Gabriel da Silva, que produziram a apresentação com o Painel Academy, da empresa Stark-ID, oferecido pela empresa Terra 2 para esse projeto.

 

USCS Day em Brasília:

Pela primeira vez o evento USCS Day ocorreu simultaneamente em São Caetano do Sul e Brasília (em 20/10/18), onde fez parte do estande da USCS na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, suportado pelo Prof. MBA. Claudio Alexandre Ganança, especialista em tecnologia, logística e planejamento estratégico. “Foi uma experiência gratificante e engrandecedora!”, afirma o professor.