Notícias

USCS e PMSCS inauguram Centro Ambulatorial Universitário

Em uma parceria entre a USCS e a Secretaria Municipal de Saúde de São Caetano do Sul, foi inaugurado, no dia 22 de agosto, o Centro Ambulatorial Universitário, o CAU USCS, nas dependências do Hospital São Caetano (R. Espírito Santo, 277).
O projeto consiste não só no espaço físico destinado a atendimentos das especialidades médicas, mas faz parte de um processo que envolve o “matriciamento” dos usuários nas Unidades Básicas de Saúde, feito pelos especialistas, na própria comunidade, procedimento ainda pouco difundido na área de saúde e inovador na região. Nele, professores do curso de medicina, inicialmente em 11 especialidades, irão atuar junto aos profissionais médicos ou outros membros das equipes de saúde da rede municipal de saúde, quanto à necessidade de encaminhamento para o Ambulatorio de Especialidades ou resolução do caso na própria UBS, para cada caso discutido individualmente. “Em poucas cidades a gente tem este sistema (matriciamento) implantado, e São Caetano vai ser um dos pioneiros. Nele, o especialista vai até a Unidade Básica de Saúde e orienta como o clínico e a equipe pode resolver o caso, como fazer o acompanhamento aumentando a resolutividade da equipe. É dessa maneira que a gente quer contribuir para ‘desafogar’ a agenda das especialidades, em uma maneira de se cuidar das necessidades em saúde das pessoas onde todos se beneficiam, dos estudantes aos usuários”, explica o Gestor do Curso de Medicina (Campus Centro – SCS), Prof. João Carlos da S. Bizário.
O funcionamento se dará da seguinte forma: após consulta em um clínico geral em uma das Unidades Básicas de Saúde, cada caso passa por uma análise para saber se realmente é necessário o encaminhamento a um especialista ou pode ser resolvido diretamente pelo clínico geral. Os professores da USCS atuam nesta análise, orientando a equipe da UBS. Os casos que apresentam maior complexidade serão direcionados ao Centro Ambulatorial Universitário. “É muito comum na rede básica o encaminhamento direto ao especialista. Em 85% das vezes, são queixas de tratamento simples que o próprio clinico pode resolver. Então o que vem para cá (CAU/USCS) são aqueles 15% que não dá pra resolver na unidade básica de saúde (doença mais rara, que necessita de um controle maior do especialista etc, que o clinico não tem como tomar conta)”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Regina Maura Z. Grespan.
O procedimento busca reduzir a grande demanda de especialistas em 11 áreas: Acupuntura, Cardiologia, Clínica Médica, Geriatria, Homeopatia, Infectologia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Planejamento Familiar, Sexologia e Urologia Geral.
O Centro Universitário Ambulatorial é composto de seis salas ambulatoriais: pré e pós-consulta de enfermagem, recepção e duas salas de reuniões. O CAU-USCS inicia seus atendimentos em 24 de agosto. Além de docentes, o convênio conta com a atuação de alunos do 5º ao 8º semestres do curso de medicina da universidade.
O curso de medicina da USCS teve início em março de 2014 e já está em sua 8º turma.

Veja fotos do evento: