USCS dá início à 12ª edição do projeto Universidade Aberta

Neste ano, em parceria com o SESC São Caetano, o evento destaca vida e obra de Ariano Suassuna. Abertura contou com o multiartista Antônio Nóbrega.

“Suassuna: Sob o céu de lona de Taperoá, o embate entre os instintos do Brasil Real e a caricatura do Brasil Oficial”. Sob este tema, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em parceria com o SESC São Caetano e o apoio da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul, promove, de 4 a 9 de novembro, a 12º edição do projeto Universidade Aberta.

Durante o período, são realizadas palestras, oficinas, mostra de cinema, exposição interativa, entre outras atividades, tendo por tema a vida e a obra do autor de clássicos da cultura popular brasileira, como O Auto da Compadecida, sucesso no teatro, no cinema e na televisão. Todas as atividades têm entrada franca. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Para a abertura do evento (4/11), a Universidade recebeu nesta segunda-feira (4/11) o multiartista Antônio Nóbrega, compartilhando histórias e aprendizagens, com o intuito de relembrar o amigo e parceiro Suassuna.

Idealizador do projeto Universidade Aberta e também um dos organizadores deste ano, prof. Joaquim Celso Freire, destaca a importância do tema junto à comunidade e a participação de Antônio Nóbrega na abertura do evento: “O projeto Universidade Aberta tem como objetivo proporcionar a integração da academia com a comunidade, levando conhecimento e também com ela aprendendo, utilizando como fio condutor personagens marcantes de nossa história, caso do Ariano Suassuna, que decidimos homenagear neste ano. A presença do multiartista Antônio Nóbrega enriqueceu muito a abertura do nosso projeto, pois ele conviveu com o Ariano e vivenciou o dia a dia das propostas dele de resgate de uma identidade brasileira a partir de trazer à baila a cultura popular, essa sinergia entre popular e erudito. Deu condições de trazer com clareza as ideias de Suassuna nos tempos de hoje”, explica.

As atividades ocorrerão nos campi Barcelona, Centro, Conceição e Bela Vista-SP da USCS e no SESC São Caetano, conforme programação em www.uscs.edu.br/ua.

Endereços:
SESC São Caetano: Rua Piauí, 554. SCS.
USCS Campus Barcelona: Av. Goiás, 3400, Barcelona, SCS (entrada pela Rua Maceió, 233).
USCS Campus Conceição: Rua Conceição, 321, SCS.
USCS Campus Centro: Rua Santo Antônio, 50, Centro, SCS.
USCS Campus Bela Vista-SP: Rua Treze de Maio, 681. São Paulo.