Notícias

USCS completa 48 anos em 1º de agosto

No início do mês de agosto, a USCS completa mais um ano de atividades. Completando 48 anos de existência, a Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais de 1968, que se consolidou sob a marca do Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES), hoje tem em seu nome as conquistas de todo um período: o reconhecimento como universidade (conquistado em 28/7/2004).
Ao longo de sua história, importantes destaques, como eventos voltados ao público interno e externo, contribuições nas áreas de pesquisa (aplicada, com o Instituto de pesquisas, INPES; e acadêmica, nas áreas de graduação e pós-graduação) e serviços à população (como nas áreas jurídica e da saúde) integram seu perfil junto à comunidade.

Conheça algumas dessas ações:
Oficinas de teatro, voz e violão

Abertas à comunidade. As aulas acontecem semanalmente, nas dependências da USCS, sendo gratuitas, apenas restritas ao número de vagas. No caso da oficina de teatro, ocorre uma seleção no início de cada ano.

Atendimento jurídico
A USCS coloca à disposição da comunidade o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita, por meio de dois canais. O primeiro deles é o Núcleo de Assistência Jurídica, que, através de um convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, atende gratuitamente interessados em buscar soluções e orientações para problemas de ordem pessoal no âmbito judicial, sempre com o acompanhamento de advogados e estagiários. Outro canal que a USCS disponibiliza é o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de São Caetano do Sul (CEJUSC), que, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, procura, por meio de seus atendimentos, tornar a solução de litígios mais ágil por meio do diálogo, buscando o acordo entre as partes ainda na esfera pré-processual. Ambos funcionam no Campus Centro da USCS.

Atendimentos à Saúde
A USCS oferece serviços na área da saúde à comunidade por meio das suas clínicas-escola nas áreas de nutrição, fisioterapia e enfermagem, além de uma academia-escola e da farmácia-escola, nas quais a população pode agendar atendimentos, conforme requisitos específicos como, por exemplo, pedido de encaminhamento médico.


NOVO CAMPUS E PARCERIAS

Entre as últimas conquistas da instituição, destaca-se a inauguração de um novo espaço, localizado na cidade de São Paulo (Rua 13 de maio, 671, Bela Vista, SP), denominado Campus São Paulo. O local inicialmente abriga outra novidade da USCS: um curso de medicina oferecido em parceria com o hospital Sírio Libanês. O curso, fruto de uma parceria firmada no final de 2015, iniciou sua primeira turma já em 14 de março deste ano.

Pós-Graduação na área de Governo
Além da novidade na graduação, a área de pós-graduação lato-sensu passa a oferecer o curso presencial “Direção Estratégica e Governo”, em parceria com o instituto Carlos Matus de Ciências e Técnicas de Governo. O curso é composto por métodos e técnicas fundamentais para gestores públicos, de forma a diminuir o distanciamento entre a política e a ciência, ou seja, entre a prática e a teoria. Lançado em 1º de julho de 2016, o curso tem apoio institucional da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

Relações Internacionais
No âmbito internacional, a Universidade, também tem conquistado importantes parcerias. Neste último ano, instituições de países como Argentina, Bulgária, Croácia, Cuba e México passaram a integrar a lista das mais de 20 instituições que mantêm parceria com a universidade para intercâmbio e pesquisas.

Hoje, com sua Reitoria comandada pelo Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi, a USCS conta com cerca de 8.000 estudantes e 550 funcionários. A instituição oferece mais de 30 cursos presenciais em graduação, com 2 deles na modalidade EAD (administração e pedagogia), além de cursos de pós-graduação, lato e stricto sensu.