Notícias

Universidade Aberta 2018

De 21 a 26 de maio, a USCS promove mais uma edição do Universidade Aberta, projeto de extensão aberto à comunidade.

Trata-se de uma série de atividades como: palestras, oficinas, debates, intervenções artísticas, entre outros destaques, que neste ano abordará o tema: “De Casa Grande & Senzala à Declaração Universal dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea”.

Os eventos acontecem no três campi da USCS (Barcelona, Centro e São Paulo), de segunda a sexta, das 8h às 21h30.

No campus Barcelona, tanto os alunos convidados quanto a Comunidade USCS, puderam vivenciar a intervenção artística “Polvo Poético”, do SESC. A intervenção propôs espalhar poesia com o intuito de propagar o encantamento em diversos contextos.

No laboratório de microbiologia, no campus Centro, aconteceu a oficina “Essa água está boa?”. Estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio conheceram a rotina de um laboratório de análise de águas, físicas, químicas e microbiológicas, de uma série de amostras que já são rotina do Projeto IPH.

Também no campus Centro, aconteceu a roda de conversa “Os Direitos Humanos e a questão indígena em contexto urbano”. Indígenas de diferentes etnias falaram sobre os desafios para preservar, valorizar e defender seus direitos, cultura, tradição e espiritualidade, vivendo no contexto urbano da grande São Paulo.

Inaugurada ontem no campus Barcelona, a instalação artística interativa intitulada “Pela porta da frente da Senzala, vê-se a porta dos fundos da Casa Grande” traz um olhar interativo acerca do contraste e das intersecções culturais e sociológicas entre negros, brancos e índios a partir das portas, janelas e cômodos da Senzala e da Casa Grande, e está aberta à comunidade para a visitação durante todos os dias do evento.

Veja algumas fotos:

 

Clique aqui para consultar a programação completa e participe!

Agendamento de visitação para grupos: 4239-3244