Tese de docente da USCS vira livro sobre Indústria Aeronáutica Brasileira

A Profa. Dra. Isabel dos Santos, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da USCS, transformou sua tese de doutorado no livro “Gestão do Conhecimento na Indústria Aeronáutica Brasileira: Competências tecnológicas, recursos humanos diferenciados e a gestão de um negócio nascido para ser global”. Como reconhecimento, o projeto desenvolvido foi implantado pela Embraer.

A publicação do livro aconteceu neste ano. “Eu fui convidada por um editor alemão, que se interessou pelo assunto. A principio eu achava que não seria oportuno transformar a tese em livro, pois a defesa ocorreu em 2004, e a pesquisa não foi atualizada. Porém, o editor reafirmou o interesse e acredito que a essência do que a Embraer se tornou está devidamente descrita na obra”, argumenta a professora Isabel.

Toda a ideia do trabalho surgiu porque a professora trabalhou na empresa. “Durante o meu doutorado, orientado pelo Prof Dr. e Livre Docente João Amato Neto, trabalhei na Embraer na área de Educação, Treinamento e Desenvolvimento, e acabei defrontando com o desafio da formação de engenheiros para recompor um gap na oferta de profissionais, cujo treinamento envolveria amadurecimento acelerado no processo de desenvolvimento de aeronaves, nas diversas áreas do conhecimento e etapas do desenvolvimento, o Programa de Especialização em Engenharia (PEE)”

Segundo a docente, o PEE foi uma das inspirações para a sua tese, sendo contatada posteriormente pela Embraer para implantação do projeto na empresa. “Tive acesso às pessoas e às informações da Embraer, que busquei tratar com bastante zelo. Após a conclusão da pesquisa, fiz a devolutiva em três apresentações para os profissionais e fui consultada sobre uma possível implantação da Gestão do Conhecimento na empresa. O resultado me deixou muito orgulhosa, especialmente quando eu soube que houve a implantação do modelo com o qual trabalhei na tese, desenvolvido pelo Prof. Peter Heisig, da Universidade de Postdam, Alemanha e com pesquisa aplicada pelo Instituto Fraunhoffer em empresas europeias”.

“Dedico o livro aos pioneiros da aviação brasileira. Era uma história que precisava ser contada e que poderá inspirar iniciativas que alavanquem o desenvolvimento tecnológico nacional”, finaliza a professora Isabel.

O livro pode ser adquirido clicando aqui.