Simpósio Aeronáutico da USCS trouxe informações sobre o mercado de aviação

O Simpósio Aeronáutico aconteceu no dia 29/03, no campus Conceição da USCS. O professor Volney Gouveia, gestor do curso de Ciências Aeronáuticas da universidade, dissertou sobre estratégias de mercado aplicadas às empresas de transporte aéreo, gestão de capacidade e demanda. A oficina foi organizada em etapas que passaram desde o mercado de aviação, estratégias, aplicação e informações gerais sobre o curso.

Prof. Volney Gouveia, gestor do curso de Ciências Aeronáuticas da USCS.

“Na primeira etapa, falamos sobre o mercado de aviação de um modo geral, como projeções de crescimento, comparativo do mercado brasileiro com o mundo. Na segunda parte, apresentamos as estratégias de preço e produção no transporte aéreo, como as empresas se organizam para definir voo, origem e destino, tipo de aeronave que vai voar em determinada rota, preço que cobra etc. Aí partimos para a prática, para que eles colocassem a mão na massa e fizessem um exercício de definir origem, destino, escolher um avião e escolher frequência, para que eu pudesse repercutir o resultado com eles”, comenta o Prof. Volney.

Os resultados foram processados em planilha, em um sistema desenvolvido para avaliar o desempenho das empresas, e foram compartilhados com os participantes. “O mais interessante foi a interatividade, a ideia principal do simpósio”, aponta o gestor.

Por fim, foram detalhadas informações do curso de Ciências Aeronáuticas da USCS. “A experiência foi positiva. Acho que podemos reproduzir outros eventos dessa natureza e tentar ampliar esse público”, finaliza o professor.

Uma das etapas da atividade consistia na aplicação dos conceitos transmitidos na oficina.