1º Seminário Intermunicipal EJA reuniu mais de 500 educadores da região

Na última semana, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, a Fundação de Apoio à USCS (FAUSCS) e o Departamento de Educação de Jovens e Adultos de Santo André promoveram o I Seminário Intermunicipal de Educação de Jovens e Adultos. O evento, que ocorreu no Teatro Santos Dumont e no Campus Conceição da USCS, em São Caetano do Sul, reuniu mais de 500 pessoas.

Na sexta-feira, dia 31/5, ocorreu uma palestra com o Prof. Dr. Roberto Catelli Jr. Doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Catelli é coordenador do Programa Educação de Jovens e Adultos da Ação Educativa. Participaram também na apresentação o Prof. Dr. Nonato Assis Miranda e a Profª. Dra. Zani Machi, Secretária Adjunta de Educação do município de Santo André.

O evento teve o propósito de dar visibilidade à práticas pedagógicas inovadoras e pesquisas realizadas no âmbito dessa modalidade de ensino, bem como valorizar e fortalecer políticas de efetivação do acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA.

O evento reuniu profissionais das redes pública e privada de educação, professores, estudantes e pesquisadores, para socialização de experiências e debates envolvendo a EJA, constituindo um espaço de articulação do saber escolar e científico e possibilitando uma maior aproximação da Universidade e Escola.

Já no sábado, dia 1º de junho, ocorreu, no Campus Conceição as apresentações de relatos de experiências pedagógicas e de pesquisas, nas modalidades Comunicação Oral e Pôster. Ao todo, foram apresentados 28 trabalhos.