Notícias

Revista Gestão & Regionalidade discute impacto e identidade regional

A Revista Gestão & Regionalidade chega ao volume 35, número 106, trazendo diversos artigos acadêmicos sob a ótica do impacto e da identidade regionais. Composta por 12 pesquisas que abrangem os vários assuntos da área da Administração, os temas têm como objetivo cobrir aspectos funcionais da gestão em diferentes regiões do Brasil, considerando aspectos regionais em metodologias e abordagens teóricas.

Os artigos abrangem os aspectos financeiros, como a “Relação entre a remuneração dos executivos e a estrutura de endividamento de empresas listadas na [B]³ – Brasil, Bolsa e Balcão”, “Expectations and Performance in the Brazilian Northeast Credit Union” e “Banco Comunitários de Desenvolvimento: uma análise bibliométrica”, bem como abordam as aglomerações em regiões, como no texto “Redes Formais e Informais entre Estudantes Universitários: uma análise e comparação das estruturas gerais, similaridades e diferença das redes”, “Visão Baseada em Recursos: um estudo do potencial competitivo do cluster de eletrônicos de Santa Rita do Sapucaí” e “Proximidade Cognitiva: lidando com a sobreposição e inconsistência do conceito”.

Já no âmbito da regionalidade, é possível destacar a dimensão ambiental, citando a pesquisa “Gestão Sustentável-Motivadores, barreiras e percepção de micro e pequenos empresários” e “Práticas de Responsabilidade Socioambiental e o desempenho em Pequenas e Médias Empresas brasileiras”. Também foram abordados aspectos estratégicos no âmbito nacional e internacional em “Gestão do desempenho na Administração Pública Federal: o caso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, “Processo de Internacionalização de empresas do Vale do São Francisco: um estudo de múltiplos casos” e “Strategizing e o trabalho institucional: o caso das organizações hospitalares”. Esta edição também conta com um artigo que retrata o empenho das empresas em desenvolver as competências de seus talentos em “Universidade Corporativa e Retenção de Líderes no contexto hospitalar”.

Para acessar esta edição da revista Gestão & Regionalidade, clique aqui. Para conhecer um pouco mais sobre a publicação e acessar edições anteriores, acesse aqui.