Revista Comunicação & Inovação traz dossiê sobre Pesquisa Aplicada

A nova edição da Revista Comunicação & Inovação, produzida pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da USCS (PPGCOM), traz o dossiê temático sobre pesquisa aplicada enquanto aspecto inerente à inovação para o desenvolvimento da comunicação contemporânea. Os estudos têm como objetivo consolidar a pesquisa aplicada em comunicação no Brasil. Ao todo, foram recebidos mais 60 trabalhos para compor a publicação.

De acordo com a professora Dra. Rebeca Guedes, do PPGCOM da USCS, o conhecimento científico a serviço da sociedade é a essência da pesquisa aplicada. Segundo o editorial que abre a publicação, “o dossiê está inserido nesse contexto. A reunião desses pesquisadores e pesquisadoras, por meio dos seus resultados de investigação, significa muito mais do que uma publicação. Trata-se de um esforço conjunto no processo de consolidação da pesquisa aplicada em comunicação no Brasil”.

Ainda de acordo com a professora Rebeca, o dossiê deste ano também teve como editor o professor Dr. Juliano Domingues, coordenador do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), parceria advinda do convênio entre os programas de pós-graduação em Comunicação da USCS.

“Foi um desafio organizar o dossiê. Recebi o convite nos primeiros meses após meu ingresso como docente do PPGCOM. Com formação no campo da Saúde Coletiva, sempre compreendi a importante relação entre a pesquisa aplicada e o compromisso social da ciência para a transformação das realidades investigadas”, argumenta a professora Rebeca. O PPGCOM da USCS, cuja área de concentração é a inovação na comunicação de interesse público, reforça essa relação entre comunicação e intervenção social.

Para esta edição da revista, 10 artigos foram selecionados entre os mais de 60 trabalhos recebidos para análise. “O processo de escolha foi criterioso e árduo, pois foram submetidos muitos trabalhos com excelente qualidade, o que revela a potencialidade dos conhecimentos produzidos para compreender e intervir em problemas advindos da sociedade e da comunicação social que demandam a construção de estratégias comunicacionais inovadoras”, finaliza a professora Rebeca.

Confira a publicação completa clicando aqui.