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Revista Comunicação & Inovação do PPGCOM traz discussão sobre Sociedade Midiatizada

A comunicação, de um modo geral, é marcada pelas transformações dos meios e processos comunicacionais, marcados pela convergência midiática, tecnológica e transformações culturais. É nessa linha de pesquisa que o volume 20, número 42, da revista Comunicação e Inovação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da USCS (PPGCOM) segue, trazendo diversos artigos que têm como objetivo esclarecer e criar soluções para a sociedade midiatizada.

Essas transformações na área comunicacional são inevitáveis em diversas áreas, desde a atividade profissional, mercadológica, ou na pesquisa. Trazem à tona a necessidade de produção de conhecimentos e habilidades profissionais inovadoras que transformem esses questionamentos em desafios a serem solucionados com criatividade. Segundo a Prof. Dr. Regina Rossetti, também do PPGCOM-USCS, “a inovação como fenômeno social, englobando dimensões tecnológicas e simbólicas, é algo presente na sociedade contemporânea midiatizada”.

A revista conta com artigos sobre publicidade e processos criativos, sendo que as mudanças tecnológicas criam a Economia Criativa, tratada na pesquisa “Economia Criativa: uma análise sobre o crescimento do mercado das Indústrias Criativas e do uso do product placement” e “A evolução dos conceitos de product placement nas produções audiovisuais”.

Outros assuntos abordados são as transformações da vida cotidiana, como o artigo que trata sobre a passagem dos manuscritos para os aplicativos de receita, “Mãos livres para cozinhar: affordances e inovações no aplicativo Culinary Pal”; discurso político nas mídias em “O discurso em situação de entrevista política: posicionamento e estratégias dos atores políticos”; e nas áreas de cinema, com a discussão sobre “O sagrado, o profano e o alegórico em Ingmar Bergman” e “Subjetividade pós-mídia nas diferentes telas: o cinema menor na Baixada Fluminense”.

Essas transformações tecnológicas também afetam economicamente a área jornalística, tema abordado no artigo “Modelo conceitual para análise de processos de aquisição de empresas jornalísticas”, e a presença feminina no jornalismo digital, em “Mulheres no jornalismo contemporâneo: desafios das tecnologias digitais”.

Você pode ler a revista completa acessando este link:

http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao

Sobre o PPGCOM

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul atuou por dez anos no formato acadêmico, tendo formado mais de 100 mestres em Comunicação. O novo formato, profissional, tem como tema a Inovação na Comunicação de Interesse Público e tem sede no campus Conceição da USCS (Rua Conceição, 321 – Santo Antônio – SCS). Informações, clique aqui.