Jornalismo: reconhecimento renovado

Em portaria publicada no último dia 19 de maio (clique aqui para conferir), o CEE (Conselho Estadual de Educação) renovou, por cinco anos, o reconhecimento do curso de Jornalismo da USCS.

Trata-se do período máximo com o qual o Conselho trabalha em renovações deste tipo, o que sinaliza, entre outros aspectos, a boa impressão que o curso deixou junto aos avaliadores.

“Agradeço a todos os que colaboraram para que conquistássemos mais uma vez esse resultado tão expressivo, desde os membros da Reitoria, passando pelos demais gestores, professores, funcionários e estudantes”, afirmou o professor Flávio Falciano, Gestor de Jornalismo e da Escola de Comunicação.

Entenda o Processo de Reconhecimento
Para que um curso universitário alcance o reconhecimento é necessário que os órgãos competentes verifiquem in loco se todos os passos propostos no projeto para sua criação foram efetivamente cumpridos. Dessa forma, cursos novos, mesmo que de ótimo nível, precisam de um período mínimo para receber a chancela. Por isso, o estudante não deve apenas buscar saber se determinado curso é ou não reconhecido, sob pena de estar julgando mal um curso novo. O recomendável é verificar se a instituição de ensino tem tradição e credibilidade nesse aspecto, o que é um indicativo de que os novos cursos oferecidos também alcançarão o reconhecimento ao formarem a primeira turma.

Também é importante salientar que o reconhecimento não é definitivo. A Universidade passa periodicamente por novas avaliações para que esta chancela possa ser renovada seguidamente. É o que ocorreu, agora, com o curso de Jornalismo.