Programa de Pós-Graduação em Comunicação da USCS participa do 42º Intercom

Com colaboração de Thiago Pássaro

Maior e mais importante evento científico de comunicação do país acontece entre 2 e 7 de setembro em Belém, no Pará

Três docentes e um recém-mestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), embarcam para Belém (Pará) nesta semana para participar do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), o maior e mais importante evento científico da área no país.

O Profº. Dr. Alan Angeluci é um dos membros dessa comitiva. Além de coordenar as atividades do Grupo de Pesquisa Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas (GPCDCT), ele apresentará um trabalho nesse mesmo GP, na tarde do dia 6 de setembro, sobre “Phubbing, smartphones e juventude midiatizada”.

O docente ainda marcará presença como coordenador de duas sessões de abertura de Grupos de Pesquisa. Uma delas é a mesa “Distopias e cultura digital: perspectivas frente ao capitalismo tardio”, realizada pelo grupo liderado por Angeluci e o GP de Games. A segunda sessão discute “Mídias, biotecnologias e algoritmos: questões contemporâneas”, também fruto de uma parceria entre o GPCDCT e o GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente (GPDCSMA). Ambos os encontros serão na tarde da próxima quarta-feira (4).

Por falar no GPDCSMA, o Profº Dr. Arquimedes Pessoni auxiliará na coordenação das exposições dos trabalhos deste Grupo de Pesquisa. Ele mesmo apresentará um estudo, que escreveu em conjunto com sua ex-orientanda do PPGCOM, Regiane M. S. Bianchini, a respeito da comunicação nas grades curriculares dos cursos de medicina das universidades públicas no estado de São Paulo. O trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A palestra está agendada para o final da manhã do dia 6 de setembro.

No mesmo dia e no mesmo GP, mais à tarde, o também ex-orientando de Pessoni, Thiago Pássaro, apresentará um relato de experiência da parceria que o Programa Municipal de DST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, tem com cursos de graduação em Publicidade e Propaganda de universidades paulistas para que os alunos produzam campanhas publicitárias de prevenção ao HIV/Aids.

Para completar a programação, o Prof. Dr. Liráucio Girardi Jr. participará da mesa “Imagens de Teorias da Comunicação”, que faz parte do GP de mesmo nome. A sessão acontece na tarde desta quinta-feira (5). Mais cedo, o docente apresentará o estudo “Deep Mediatization: rumo a uma outra comunicação?”, também no Grupo de Pesquisa de Teorias da Comunicação.

A agenda completa e mais informações sobre o Intercom 2019 podem ser acessadas no site oficial do evento clicando aqui.