Professores, estudantes e pesquisadores discutem o Mestrado em Educação e a Eduação inclusiva em evento na USCS

Nos dias 21 e 22/09, o Programa de Mestrado Profissional em Educação da USCS promoveu, em parceria com outros Programas de Mestrado Profissional em Educação da PUC/SP, UNASP, UNINOVE, UNICID e UNITAU, o I Congresso de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional em Educação (ConProEduc) e o II IncluiEduc – Seminário de Educação Inclusiva da Região do ABCDMRR (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).

O evento buscou criar um espaço para análises e reflexões sobre essa modalidade de formação acadêmica que prioriza maior integração do conhecimento teórico com o prático, com orientação para a aplicabilidade em situações do cotidiano da prática profissional.

No dia 21/9, a palestrante Profa. Dra. Bernardete Gatti, presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, discutiu sobre a importância da pesquisa implicada nos mestrados profissionais em educação. A palestra do dia 22/9 foi proferida pela Profa. Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan (UNICAMP), que abordou a temática da inclusão, destacando o papel da escola para todos.

Mais de 200 professores, pesquisadores e estudantes participaram do evento, nos dois dias, tanto com apresentação de trabalhos de pesquisa e relatos de experiência das redes de ensino estadual e municipal, quanto como ouvintes nas atividades de comunicação oral, pôsteres e palestras. Com isso, esse espaço de estudos e discussões conjuntas se impõe como fator de grande importância para fomentar a pesquisa aplicada com enfoque em problemas e desafios reais do cotidiano das escolas e aproximar a academia da Educação Básica.

*Texto: Comitê organizador do evento