Professores do PPGCom USCS participam de Congresso Internacional

Evento acontece de 5 a 7 de outubro na Universidad Nacional Autónoma de México

Os professores João Batista Cardoso e Priscila Ferreira Perazzo participam,  na nesta semana do XIII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), que será sediado na Universidad Autónoma Metropolitana – Unidad Cuajimalpa. Na oportunidade, a coordenadora do PPGCOM, Profa Dra Priscila Ferreira Perazzo, apresentará o trabalho desenvolvido com a ex-orientanda Mariana Lins do Prado intitulado “La memoria y la comunicación: el idioma alemán como el factor de identidad entre extranjero de diferentes nacionalidades en las ciudades del ABC (SP-Brasil)”. A apresentação dar-se-á no GT (grupo de trabalho) de Comunicação e Estudos Socioculturais, coordenado pelos professores Alfredo Alfonso (UNQ-UNLP, Argentina), Carlos del Valle (UFRO, Chile) e Evandro Vieira Ouriques (UFRJ, Brasil).
Já o Prof. Dr. João Batista Cardoso fará a coordenação do GT Discurso y Comunicación, dividindo os trabalhos com os professores Vander Casaqui (ESPM-SP, Brasil) e Tanius Karam (UAM, México). “Em 2008, na Universidade Javeriana de Bogotá, na Colombia, fui indicado pelo professor Eliseo Colon (Porto Rico) para assumir a coordenação dos trabalhos do grupo Discurso y Comunicación. Em 2012 realizamos o primeiro evento sob esta gestão em Montevidéu, Uruguai, na Universidade Católica do Uruguai, Universidade ORT e na Universidade de Montevidéu. Em 2014, o evento foi realizado em Lima, na Pontifícia Universidade Católica do Peru”, conta Cardoso.
João Batista relata que em 2014, junto com os professores Karam e Casaqui, organizou a coletânea “Discurso y Comunicación” com trabalhos inéditos de professores que participam do grupo. Trata-se de e-book publicado pela USCS em parceria com a Universidade Nacional de Rosário e que está disponível na plataforma CLACSO: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20140804033025/Discurso.pdf. “O crescimento do grupo nesses últimos anos levou a ALAIC a autorizar a abertura de sessões simultâneas, pois o número de inscrições supera em quatro vezes o número de vagas. A grande maioria dos participantes é composta por professores de Programas de Pós-graduação”, conta o docente do PPGCOM-USCS.
Segundo João Batista Cardoso, o GT Discurso y Comunicación visa debater e promover pesquisas que abordem os distintos aspectos vinculados a estrutura e uso da comunicação nas mídias. Assim, os esforços do GT se voltam para a difusão dos estudos das linguagens, enunciados, discursos, sistemas de signos, processos semióticos no jornalismo, publicidade, arte, cinema, televisão, histórias em quadrinhos etc.
A participação dos docentes é resultado do convênio entre a USCS e a Universidade de Colima (México).
O que é a ALAIC? – A ALAIC (Associação LatinoAmericana de Investigadores em Comunicação) foi fundada em 1978 por grupo de pesquisadores, entre eles Jesus Martín-Barbero, que vislumbraram a importância e a necessidade da comunidade acadêmica de comunicação na América Latina se articular. Entre os principais objetivos da ALAIC estão congregar e apoiar a comunidade científica latino-americana especializada na pesquisa da comunicação, procurando o incremento e melhora de suas atividades e promover e defender o estabelecimento e desenvolvimento das condições necessárias para a liberdade de pesquisa, o reconhecimento, a proteção legal e justa remuneração para os pesquisadores de América Latina que atuam na área da comunicação.
Mais informações sobre o evento do México podem ser obtidas no link: http://alaic2016.cua.uam.mx/index.php

alaix