Professora Mizukami realiza roda de conversa para os mestrandos do PPGE

A professora Maria da Graça Nicoletti Mizukami, autora do livro “Ensino: as abordagens do processo”, ministrou a roda de conversa para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da USCS, no campus Conceição. A atividade aconteceu no dia 22/02.

Na ocasião, a professora Mizukami falou sobre seu livro, que foi publicado em 1986 e reúne as principais teorias que servem de subsídio aos educadores, com vistas à melhor compreensão do processo educativo. Devido à sua importância e atualidade, é reeditado anualmente até hoje.

A estudiosa também argumentou sobre o desenvolvimento profissional, defendendo a perspectiva de formação docente no contexto da escola, considerando-a como agência formadora, tanto de futuros professores quanto daqueles que já estão desenvolvendo atividades docentes.

Entre outros assuntos, a docente compartilhou sua experiência como docente do curso de Pedagogia, destacando a importância do trabalho colaborativo e dos registros de experiências vivenciadas em sala de aula.

Currículo resumido:

Professora possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática – Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia /CEFT – Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura). É co-organizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, praticas pedagógicas e casos de ensino.

Confira algumas fotos da Roda de Conversa: