Professora da USCS conclui mestrado em jornalismo de dados

A professora da USCS Ana Paula Oliveira concluiu o mestrado em comunicação com a criação de uma base de dados chamada 2030 Data Journalism, que tem como objetivo descobrir quais são as competências e habilidades necessárias para o profissional de jornalismo de dados no Brasil. Para atingir os resultados necessários, foram realizadas 14 entrevistas com dois grupos, sendo um deles jornalistas de dados no mercado brasileiro e o segundo com pesquisadores e professores da área de comunicação.

“Para atingir o desafio proposto, buscamos caracterizar a prática do jornalismo de dados no mercado de comunicação atual, apontar a visão de pesquisadores sobre a formação em jornalismo de dados nas universidades brasileiras e mapear o estado da arte do jornalismo de dados no Brasil por meio de uma cartografia interativa”, explica Ana Paula.

O orientador da pesquisa, Prof. Dr. Alan Angeluci, comenta que é muito gratificante o resultado de um projeto como este, uma pesquisa científica séria e robusta que ainda resulta em um produto que pode ser de fato utilizado pela sociedade. “O protótipo desenvolvido pela Ana Paula estabelece as bases do projeto ‘2030 Data Journalism’, uma cartografia interativa e expansível que visa disponibilizar informações sobre players, pesquisas e inovações técnicas no campo de jornalismo de dados”.

Este é o segundo mestrado defendido no PPGCOM da USCS. Segundo a autora do projeto, espera-se que a pesquisa possa servir como repositório interativo de memória e pesquisa para estudantes, professores e profissionais de jornalismo de dados. “Ana agora está incumbida, dentro do nosso grupo de pesquisa Smart Media & Users, de dar continuidade a esse produto colaborando no apoio aos meus futuros mestrandos e alunos de iniciação científica que irão ampliar, melhorar e implementar essa plataforma e colocá-la a serviço da sociedade”, argumenta o orientador.

Confira o portal 2030 Data Journalism clicando aqui.