Notícias

Professor da USCS assume a presidência da Agência GABC

No último dia 26/4 (terça-feira), o professor Joaquim Celso Freire da USCS assumiu a presidência da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC até o final da gestão (2017).
A Agência de Desenvolvimento do Grande ABC é o braço do Consórcio Intermunicipal e tem o papel de articular as forças regionais, tais como as 7 prefeituras, as Associações Industriais e comerciais, os sindicatos de trabalhadores, as universidades e o Polo Petroquímico para promover o desenvolvimento sustentável da região.
“É uma oportunidade para conhecer mais e melhor a região e poder contribuir com o seu processo de desenvolvimento. Já que a atuação da Agência para a região está justamente no papel de articulação/aproximação entre os atores do ambiente produtivo, gestores públicos e instituições de fomento, visando promover ações e projeto de interesse regional”, destaca Freire.

Sobre a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC
A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC foi criada em outubro de 1998 com a missão de unir forças de instituições públicas e privadas para promover desenvolvimento econômico sustentável do Grande ABC.
Estabelecida como uma Associação Civil de Direito Privado, com fins não econômicos, a Agência tem em seu quadro de associados o Consórcio Intermunicipal Grande ABC (representando as sete Prefeituras da região), a Braskem, empresa do Polo Petroquímico, as principais instituições de ensino superior regionais, as Associações Comerciais e Industriais da região e sindicatos.
Essas entidades estão representadas no Conselho Diretor, instância máxima de deliberação. A gestão executiva é conduzida por um Diretor Presidente, eleito pelo Conselho Diretor, para um mandato de dois anos.
Com 51% de seu capital sob controle do setor privado e 49% de instituições públicas, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC foi constituída para atuar como o braço tático e operacional do Consórcio Intermunicipal, em especial nos assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico.

Fonte: Agência de Desenvolvimento do Grande ABC