Professor canadense ministra aula magna para a pós-graduação Stricto Sensu

O professor Dr. Xavier Fazio, docente visitante da Brock University, localizada em Ontário (Canadá), realizou uma série de atividades no campus Conceição da USCS e na cidade de São Caetano do Sul. Dentre as ações desenvolvidas, estão a Aula Magna para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, que aconteceu dia 21/02. Foram realizadas análises comparativas sobre o modelo de educação brasileiro e canadense.

De acordo com o professor Xavier, “no Canadá, há duas opções que os pais podem matricular seus filhos, ou para o ensino profissional focado no mercado de trabalho, ou para a academia”. Essa opção possibilita que o aluno receba o conhecimento correto para a carreira que vai seguir no futuro, sem causar injustiças. “No Canadá, a desigualdade social não resulta em desigualdade educacional, todos tem a oportunidade de receber o mesmo conhecimento”, relata.

O país ainda apoia a chegada dos imigrantes. “Quando uma família chega em qualquer cidade do Canadá, recebe um salário por seis meses, tem acesso a um curso de inglês etc. Isso porque eles já perceberam que, em alguns casos, o resultado com o estudante imigrante é melhor que alunos canadenses”.

Além da Aula Magna, o professor Xavier conheceu as instalações da USCS, visitou o CECAPE (Centro de Formação de Professores) e escolas do município, participou da Mesa Redonda sobre os impactos das avaliações sobre o ensino, além de colaborar em reuniões de planejamento para parceria em publicações nacionais e internacionais.

Abaixo, você confere algumas fotos das atividades desenvolvidas entre os dias 18 e 22/02:

Mesa Redonda: impactos sobre as avaliações de ensino, que aconteceu no dia 19/02.

Aula Magna para os alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, no dia 21/02.

Prof. Dr. Xavier Fazio e Prof. Dr. Paulo Garcia.