Notícias

Primeira defesa de tese de doutorado em parceria com faculdade do Rio Grande do Sul acontece na USCS

Foi no campus Centro, no último dia 12, que ocorreu a primeira defesa de tese do grupo de doze alunos do “Dinter USCS/IMED”, Doutorado Interinstitucional que o programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da USCS realiza em Passo Fundo (Rio Grande do Sul).

Marcelino Pies veio do sul exclusivamente para apresentar-se à banca de professores avaliadores e defender sua pesquisa – “Institucionalização e Mudanças nas Práticas Organizacionais: um estudo dos mecanismos de governança no cooperativismo de crédito solidário”. A área de concentração foi gestão e regionalidade.

A banca foi composta pelos seguintes professores:

Profª Orientadora: Dra. Maria do Carmo Romeiro – USCS
Profº Convidado do PPGA: Dr. Denis Donaire – USCS
Profº Convidado do PPGA: Dr. Eduardo de Camargo Oliva – USCS
Profº Convidado Externo: Dr. Benny Kramer Costa – UNINOVE (SP)
Profº Convidado Externo: Dr. Jorge Oneide Sausen – UNIJUÍ (RS)

Até chegar a esta avaliação final, o processo de pesquisa teve duração de aproximadamente dois anos e meio. As aulas ocorreram presencialmente na Faculdade IMED, com corpo docente da USCS.

Para Marcelino, aprovado com excelência na defesa da tese, todo esforço foi válido: “Foi uma experiência muito positiva em conseguir desenvolver um estudo que exigiu dedicação e disciplina. Fazer doutorado é uma experiência ímpar pelo conjunto de aprendizados e conhecimentos que você constrói no decorrer dos anos”.

Questionado sobre a logística da orientação ao trabalho, Marcelino afirmou que as aulas ocorreram todas dentro do planejado e que a comunicação com a orientadora não teve nenhum tipo de problema.

A participação do professor convidado da UNIJUÍ aconteceu via Skype.