USCS prepara cooperação em pesquisa com universidade inglesa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da USCS prepara cooperação em pesquisa com a Universidade de Worcester, Inglaterra.

Nos dias 05 e 06 de julho, a professora Elizabete Cristina Costa Renders (PPGE e Escola de Educação da USCS) realizou uma visita técnica à Universidade de Worcester (Departamento de Educação) e participou do congresso realizado pela Associação Nacional de Educação Especial (NASEN 2018), em Birmingham. Este congresso reuniu professores e pesquisadores de toda a Inglaterra, com o propósito de discutir as práticas docentes no âmbito da inclusão escolar. Destacaram-se as discussões sobre as estratégias do Lesson Study e do Universal Design for Learning nos cotidianos das escolas neste país.

Na ocasião, os diálogos aconteceram com a mediação do professor Dr. Sean Bracken (Departamento de Educação da Universidade de Worcester), pesquisador com o qual já foi iniciada cooperação por meio do grupo de estudos (ACESSI), liderado pela professora Elizabete. Os professores já desenvolvem pesquisa juntos, sendo que estão trabalhando no livro Transforming Higher Education through Universal Design for Learning: An International Perspective. Este livro será publicado pela Editora Routlege, em Nova York e em Londres, no início de 2019.

Estas atividades compõem uma série de iniciativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da USCS e da Escola de Educação no sentido de firmar parcerias em âmbito internacional, qualificando a atuação em pesquisa de fronteira.

Segundo a professora Elizabete, como parte desta parceria, já está agendada uma visita do professor Sean à USCS em setembro de 2018, quando o mesmo realizará uma conferência sobre o design universal para aprendizagem para professores e pesquisadores interessados no estudos das práticas de ensino inclusivas.