PPGCOM: projetos na trilha da inovação

Com colaboração de Regiane Bianchini

Alunos do mestrado profissional em Comunicação de Interesse Público desenvolvem projetos  e ferramentas tecnológicas para melhoria de qualidade de vida das pessoas

A tecnologia faz parte do dia-a-dia dos alunos do PPGCOM, Ewerson da Silva e Matheus Felske. Enquanto um deles trabalha diretamente na área de TI (Tecnologia da Informação), o outro atua na área de Comunicação e Marketing, com ênfase em Publicidade. Mas o que ambos têm em comum?

Além de cursarem o mestrado profissional em Comunicação de Interesse Púbico da USCS, Ewerson e Matheus desenvolverão suas pesquisas com um olhar voltado às novas tecnologias e utilizarão ferramentas de ensino e análise de dados, respectivamente, como mediadoras de conhecimento.

Matheus Felske

O estudo de Matheus, em período de qualificação, será desenvolvido para demonstrar a necessidade da análise de dados, também na Publicidade, na comunicação digital, em especial nas redes sociais. “Espero que essa pesquisa traga contribuições endereçadas ao cidadão comum, para conscientizar as pessoas sobre o quanto as empresas responsáveis por RS ocultam informações e trabalham com os dados fornecidos a elas”, afirma. E cita como exemplo, o vazamento de dados ocorrido recentemente na rede social mais utilizada no mundo, o Facebook.

Para atingir sua meta, Matheus utilizará ferramentas de análise de dados, bem como lançará mão de uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema, incluindo a questão ética nas relações das empresas com o público em geral. “Afinal o que as empresas fazem com os seus dados?”, argumenta.

Educação na palma da mão

Se as novas tecnologias permitem atravessar fronteiras físicas e geográficas, Ewerson quer mostrar, por meio de sua pesquisa, que elas também podem derrubar barreiras, ampliar conhecimento e proporcionar capacitação profissional para enfrentar o mercado de trabalho, especialmente para os jovens da comunidade de Heliópolis.

Ewerson da Silva

Ao longo de seu estudo, o gestor de tecnologia em uma empresa de importação e exportação desenvolverá uma plataforma e um aplicativo, que hospede cursos gratuitos, para auxiliar o público-alvo de sua pesquisa a ingressar no mercado de trabalho, independentemente da área de atuação. “a ideia é ampliar as perspectivas dessas pessoas, não só em relação ao mercado do trabalho, mas como cidadãs”, declara Ewerson.