Notícias

PPGCOM: documentário retrata personificação da HQ em tatuagens

Com colaboração de Regiane Bianchini

Fãs de histórias em quadrinhos – animes, mangás, comics podem conferir o documentário “Comics Tattoo”, resultado da pesquisa “Personagem em Tatuagem: transposição das páginas das histórias em quadrinhos para o corpo humano”, realizado no Programa de Mestrado Profissional em Comunicação de Interesse Público (PPGCOM), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp).

O vídeo registra o relato de fãs aficionados em desenhos e HQs, que decidiram eternizar seus personagens favoritos na própria pele, transpondo sua biografia para um novo tipo de linguagem, em uma espécie de representação nostálgica. O trabalho também conta com depoimentos de tatuadores e especialistas, como o prof. Dr. Roberto Elísio, estudioso do tema, e do diretor de Marketing da Warner Bros., Igor dos Reis, profissional em licenciamento da marca.

O coordenador do PPGCOM e responsável pelo estudo, prof. Dr. João Batista Cardoso, explica que a pesquisa foi motivada por “um movimento crescente na sociedade: o interesse por tatuagens com figuras de personagens da ficção, em especial originários de histórias em quadrinhos, as Comics Tattoo”.

O estudo também resultou na publicação de cinco artigos e em participações em eventos nacionais representativos, como o XXV Encontro da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação)  e internacionais: Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación e Simposio Internacional de la Comunicación y Cultura, ambos no México;  mais as conferências organizadas pela International Association for Media and Communication Research, nos Estados Unidos e Canadá.

A produção, realizada no Laboratório Hipermídias da USCS, contou com a participação de técnicos da Fapesp, alunos do mestrado e a colaboração de professores da Escola de Comunicação. Vale conferir clicando aqui.