Professora de graduação e mestrado da USCS realiza conferência no México sobre imigração no ABC

A professora Dra. Priscila Perazzo, docente da Escola da Indústria Criativa e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da USCS, realizou a conferência “Discurso, Memoria y Otredad en inmigrantes alemanes en Brasil: una comunicación de interés público”, no dia 23 de outubro, na Universidade de Colima. O evento faz parte da série de atividades que vem sendo desenvolvidas entre a parceria com a USCS e a universidade mexicana.

“O objetivo da Conferência foi apresentar, a partir da narrativa de uma mulher imigrante alemã no Brasil, a importância da memória, das mediações imprescindíveis para o estabelecimento de sua existência social e cultural em seu lugar de destino, refletir sobre a identidade dos sujeitos em sua relação dialógica e, finalmente, valorizar as diversidades. Os processos migratórios geram memórias traumáticas das situações-limite e podem provocar o silenciamento das testemunhas sobre o relato do passado, dificultando, dessa maneira, a relação dialógica e a constatação da diversidade”, argumenta Dra. Priscila que, na graduação, ministra disciplina ligada à pesquisa em Comunicação.