Pesquisa do PPGCOM-USCS trabalha comunicação nas Secretarias Municipais da Saúde

Estudo apresentou ainda uma mandala que inclui 12 eixos de comunicação para serem utilizados de forma conjunta

“Uma comunicação que pode salvar vidas.” É assim que o recém-mestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Thiago Pássaro, mostra a relevância do trabalho que desenvolveu sobre a comunicação estratégica, integrada e multimídia para a saúde pública municipal.

A pesquisa, sob orientação do Professor Dr. Arquimedes Pessoni, teve como objetivo identificar como as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) podem se comunicar de forma mais eficiente e eficaz com a população, visando melhor qualidade de vida. Para isso, o pesquisador fez um estudo de caso da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da SMS de São Paulo, o que incluiu análise de documentos produzidos pelo setor, bem como entrevistas com 13 gestores e ex-gestores de cada núcleo da ASCOM, composta por assessoria de imprensa, cerimonial/eventos, criação, redes sociais, portal e fotografia.

A dissertação faz um detalhado diagnóstico da comunicação organizacional da Secretaria Municipal da Saúde da maior cidade da América Latina, apontando falhas e experiências exitosas. O trabalho destaca, principalmente, a importância da integração e do uso estratégico e multimidiático da comunicação em saúde pública no nível local, para que os processos sejam mais dialógicos e com melhores resultados.

“Isso significa que não basta uma SMS estar presente nas redes sociais ou acreditar que apenas um cartaz ou um folheto na unidade de saúde vai ser suficiente para promover uma comunicação eficaz. É preciso ir além. É integrar, não só esses meios, mas também outros setores e estratégias”, diz Pássaro.

Para que isso se concretize, a pesquisa apresenta 12 eixos de comunicação que as pastas municipais de saúde podem utilizar, de acordo com os objetivos e contextos locais. São eles: comunicação interna, assessoria de imprensa, cerimonial/eventos, criação/publicidade, audiovisual, site/portal, redes sociais, aplicativos para dispositivos móveis, jogos, fotografia, parcerias e realidades virtual e aumentada e produções em 360º. Esses 12 eixos foram ilustrados por meio de uma mandala, que simboliza a integração dessas estratégias.

Como produto do mestrado profissional, o pesquisador assina, sob orientação de Pessoni, um ebook multimídia intitulado “Comunicação Combinada – Estratégias integradas e multimídia para a saúde pública municipal”. A obra contém recursos audiovisuais, como fotos, artes e vídeos, além de links com conteúdos complementares e uma diagramação atrativa. O texto acadêmico também sofreu algumas adaptações para tornar o produto mais acessível.

Sobre o PPGCOM

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul atuou por dez anos no formato acadêmico, tendo formado mais de 100 mestres em Comunicação. O novo formato, profissional, tem como tema a Inovação na Comunicação de Interesse Público e tem sede no campus Conceição da USCS (Rua Conceição, 321 – Santo Antônio – SCS). Informações, clique aqui.