Observatório da Educação lançou 18º caderno neste domingo (16)

No último domingo, 16/6, o jornal Diário do Grande ABC publicou o 18º caderno do Observatório da Educação. A publicação é fruto de uma parceria entre a USCS e o Diário, visando contribuir ampliando a compreensão da qualidade das escolas do Grande ABC, sobretudo, em sua caracterização e desenvolvimento.

O projeto pretende, focado na Educação Básica, identificar, descrever e analisar as escolas destacando fatores como, por exemplo, a infraestrutura escolar, a razão de número de jovens por sala de aula, o número médio de horas aula, os currículos, o grau de complexidade escolar, perfil docente, gestão escolas e perfil dos profissionais. Além disso, busca estudar também o perfil dos alunos, seus desempenhos nas avaliações em larga-escala, incluindo a Prova Brasil e outros exames, as taxas de rendimento escolar e de distorção idade-série, suas opiniões sobre temas atuais tais como área de formação na universidade, meu primeiro emprego, preocupações escolares e sociais atuais.

Desde 2015, o Observatório vem lançando seus materiais trimestralmente, totalizando 17 cadernos sobre a educação escolar na região, além de três livros e mais de 15 artigos em revistas especializadas. Além disso, tem participado com informações e entrevistas para matérias publicadas na imprensa. Algumas delas podem ser acessadas aqui.

Neste presente caderno serão apresentados alguns indicadores educacionais relacionados aos professores, o principal elemento na aprendizagem escolar da criança e do jovem, a sob os aspectos: da formação inicial docente; do nível de adequação da formação às aulas ministradas; do esforço docente e da regularidade.

As informações para este estudo foram coletadas no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP – (http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais). Além das informações em forma de quadro, para melhor compreensão, foram realizadas análises quantitativas e qualitativas, possibilitando compreender melhor o caso específico dos professores em relação à qualidade educacional.

O Coordenador do Observatório de Educação da USCS, Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia, destaca a importância das informações disponibilizadas: “A partir desses dados espera-se contribuir, efetivamente, com aqueles que elaboram políticas educacionais e com aqueles que vivem o contexto escolar. No primeiro caso, os resultados podem ser usados para subsidiar a tomada de decisão em relação à criação de legislações para a solução de certas mazelas encontradas. No segundo, iniciativas, ações, projetos e programas escolares podem ser criados para trazer maior qualidade para as escolas e, consequentemente, para a formação e desenvolvimento das crianças e jovens”.

Mais informações e as edições anteriores do Boletim podem ser acessados em: http://noticias.uscs.edu.br/observatorio-da-educacao/.