Novo Laboratório de Gastronomia é inaugurado no campus Centro

Foi inaugurado no dia 18/09, na sala 517 do campus Centro, o novo Laboratório de Gastronomia do curso de Nutrição.

O espaço, agora ampliado, passa a contar com 6 estações de trabalho (antes eram apenas 3), novas áreas de higienização das mãos, fogões com 5 bocas automáticas, dispensa de alimentos e uma cabine de cores para análise sensorial dos alimentos, que permite ao aluno fazer um “teste às cegas” para tentar reconhecer aromas, texturas e sabores de cada alimento, já que a cor da luz nesta cabine influencia no resultado final da degustação.

Nas aulas ministradas no Laboratório, a professora Paula Morcelli, responsável pelas disciplinas “Seleção e Preparo dos Alimentos” (para alunos do 4º semestre) e “Gastronomia Aplicada à Nutrição” (para alunos do 5º semestre), pode ensinar na prática como deve ser feita a manipulação dos alimentos e como lidar com os variados tipos de cortes destes alimentos, de forma correta.

Para a inauguração, a professora preparou um finger-food, onde foi servido uma salada verde com frutas de entrada, cenoura salteada com mel e um cordon bleu de frango ao molho de creme como prato principal. Já para a sobremesa, foi oferecido sorvete de creme com calda fria de morango e pimenta dedo-de-moça.

Como convidados do evento, gestores dos cursos da Escola de Saúde e alguns alunos de Nutrição.

Segundo a gestora do curso de Nutrição, Profa. Dra. Rita Goulart, o novo laboratório só tem a acrescentar, atendendo melhor as demandas do curso. “Agora os equipamentos são de última geração. Nossos alunos podem ter um mix de teoria e prática e esse é um grande diferencial da USCS”, explica a professora.

O curso de Farmácia também usufrui desse laboratório nas aulas práticas de Tecnologia de Alimentos.

Veja mais fotos da inauguração:

Clique aqui para conhecer o curso de Nutrição da USCS.