Michael Porter é o clássico da vez no “Café com os Clássicos”

Com o retorno do período letivo, está de volta o ciclo de palestras “Café com os Clássicos“, da Escola de Negócios (Administração, Economia, Contábeis e Comércio Exterior) da USCS.

Sendo assim, o clássico abordado nesta semana será Michael Porter e o palestrante será o Prof. Hélio Alves da Silva. A palestra acontece nesta quarta-feira, 09/08, das 18h às 19h, no auditório do Campus Barcelona. As inscrições devem ser feitas pelo site da USCS e o evento vale AACC acadêmico para os alunos (clique aqui e inscreva-se).

Michael Porter é tido, pela Revista Fortune, como um dos mais influentes autores dos últimos cinquenta anos no campo da Administração e da Economia. Suas ideias sobre estratégia dos negócios influenciaram inúmeros executivos e países em todo o mundo.

Professor da Harvard Business School, Porter é autor de inúmeros livros e artigos. Seu modelo das cinco forças que atuam sobre os negócios – rivalidade entre concorrentes; poder de barganha dos clientes; poder de barganha de fornecedores; ameaça de produtos substitutos e ameaça de novos entrantes – buscou analisar a competição entre as empresas.

De acordo com o portal do administrador, “a análise das cinco forças de Michael Porter possui uma lógica simples, mas que exige uma visão abrangente dos negócios, no qual o administrador precisa ser capaz de entender o ambiente competitivo para identificar ações e estratégias futuras”.

Para o Gestor da Escola de Negócios, Prof. Dr. Jefferson José da Conceição, “o conhecimento da obra de autores como Michael Porter enriquece o debate  e contribui para o enfrentamento dos enormes desafios contemporâneos do mundo dos negócios e da sociedade em geral”.

Visite também a página do “Café com os Clássicos”!