Mestrando da USCS apresenta artigo em congresso na Costa Rica

O estudante Juarez Alexandre da Silva, mestrando do PPGCOM da USCS, apresentou o artigo sobre a importância das redes sociais e do uso dela para deliberações de questões de interesse público, tendo como caso específico a hashtag #metoo, que denuncia a violência contra mulheres pelo mundo. O artigo é de autoria do aluno, em parceria com os colegas de classe Paula Belini Pitondo e Samuel Carvalho, e foi apresentado no congresso ALAIC na Costa Rica, que aconteceu entre os dias 31 de julho e 01 de agosto deste ano.

Por meio das pesquisas, comprovou-se a viralização da hashtag em questão, comparada inclusive com outras de causa semelhantes. “No dia no qual a hashtag explodiu, vimos que um projeto da ONU (HeForShe), por exemplo, mesmo se dedicando somente a isso, teve um alcance e índice de engajamento muito menores, enquanto uma página de empresa de cosméticos alcançou 240% mais pessoas e obteve números maiores de interação com a postagem”, argumenta o estudante Juarez.

Além desse resultado significativo, ainda foi possível comprovar a importância das empresas privadas de abraçarem causas de interesse público, trabalhadas pelo terceiro setor, já que “essas alianças são benéficas para ambos os lados na divulgação dessas causas e informações”, relata Juarez.

O ALAIC é um congresso latino-americano, focado nos investigadores da área de comunicação. Neste ano, o tema central foram os horizontes de inclusão, equidade, democracia, justiça e liberdade, uma proposta com a qual foi possível abrir um diálogo sobre essas questões e suas diferentes perspectivas de análise.

Informações:

(11) 4228-5345 ou 4239-3233