Mestrado e doutorado são boas opções para crescimento pessoal e profissional

Com colaboração de Regiane Bianchini

Vivemos em constante e acelerada transformação no mundo do trabalho, que requer dos profissionais: capacitação, inovação e um olhar diferenciado para atuar em quaisquer setores da economia, em meio a equipes multidisciplinares. Ou seja, não adianta ter formação específica em uma área se você não obtiver conhecimento de outras áreas também.

Integrar o que é aprendido em sala de aula à sociedade e ao mercado de trabalho pode ser percebido a partir de mensuração, o que exige uma mudança de paradigmas na academia, e a mudança da mentalidade corporativa, deixando para trás aquela imagem de que um mestrado não traz resultados palpáveis. Nesta esteira, as instituições de ensino vêm promovendo mudanças, para atender este novo perfil de busca pelo conhecimento, e também passaram a oferecer os cursos de mestrado profissional.

Este é um fator que vem sendo considerado pelas empresas – públicas e privadas, tanto nas contratações de novos profissionais, como em promoções e aumentos salariais, conforme pesquisa realizada pela consultoria de Outplacement (recolocação) Produtive e divulgada pelo portal Exame. De acordo com o estudo, o aumento salarial tem se mostrado de maneira progressiva, ou seja, em 2015, profissionais que possuíam mestrado receberam 27,2%, em relação ao mesmo período de 2014, enquanto aqueles com pós-graduação obtiveram aumento salarial em torno de 14,1%; e somente com graduação receberam um reajuste de 4,8%, em igual período.

O diferencial fornecido pelos mestrados profissionais consiste em novas análises da realidade, porque o curso coloca uma espécie de “lupa” nas situações do dia a dia, gerando projetos que tragam soluções para a sociedade, mercado e a própria academia, como assinala o Coordenador do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), João Batista Freitas Cardoso. No mestrado profissional, além das pesquisas desenvolvidas, os alunos apresentam produtos inovadores, seja por meio da gestão em comunicação de interesse público ou da produção, sempre visando oferecer um retorno do que é estudado à sociedade.

Mercado busca profissionais ecléticos

Ao longo do tempo de realização do mestrado é exigida do aluno uma interação em várias áreas do conhecimento, tornando as pesquisas  multidisciplinares, voltadas a encontrar soluções para problemas, de ordem social, profissional ou até mesmo pessoal. Em outra ponta, há um mercado ávido pelos chamados profissionais “t”, termo utilizado pela consultoria global McKinsey para denominar o t-shaped professional, metáfora utilizada para se referir a um tipo de composição de habilidades que privilegia tanto a profundidade em conhecimento, quanto uma ampla gama delas, isto é, pessoas capazes não só de atuar em equipes multidisciplinares, como empenhadas em encontrar soluções criativas e inovadoras.

O jornalista Sérgio Correia conta que, ao fazer o mestrado profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público pela USCS, tinha a intenção de dar um upgrade em sua carreira. “Quando iniciei o mestrado, percebi novas possibilidades de atuação, não somente na área profissional, no segmento sindical, mas de um modo especial e particular no segmento acadêmico-universitário. Posso dizer que o mestrado abriu para mim um leque de possibilidades e oportunidades profissionais, além de criar uma perspectiva reflexiva: em que posso inovar?”

Sérgio também ressalta que o curso permitiu ampliar sua visão de mercado, mesmo com mais de três décadas de atuação em grandes veículos de comunicação de massa e nas áreas corporativa e sindical, apontando também para uma das vantagens do curso, que possibilita que o projeto final seja desenvolvido ao longo do curso. “Cheguei com uma ideia que, ao longo do tempo, foi amadurecendo e sendo construída em conjunto com pesquisadores e orientadores.”  Atualmente, o mestre em Comunicação de Interesse Público está atuando também na área de Educação, interesse consolidado ao longo do curso.

Na USCS, o Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público, oferece duas linhas de pesquisa, uma voltada para a Gestão em Comunicação de Interesse Pública e outra dirigida à Produção em Comunicação de Interesse Público. Para mais informações, acesse aqui e conheça o curso, as disciplinas, os projetos já desenvolvidos e em desenvolvimento.